Alexandre Pinheiro Hasegawa

alehasegawa@hotmail.com

possui graduação incompleta em latim pela FFLCH/USP (2000), graduação em Jornalismo pela PUC/SP (1997), mestrado em Letras Clássicas pela FFLCH/USP (2005) e doutorado em Letras Clássicas pela FFLCH/USP (2010), com estágio de pesquisa (agosto/08 a julho/09) na Università degli Studi di Roma "La Sapienza" mediante bolsa CAPES (PDEE). É professor do curso de graduação em Letras da Universidade de São Paulo e membro do Classics Research Seminar, ligado à Università degli Studi di Roma "La Sapienza" e ao VerVe (Verbum Vertere): grupo de pesquisa sobre poética e tradução de textos latinos e gregos, cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Literatuas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros poéticos, bucólica, iambo/epodo, lírica, organização de livros poéticos e tradução.

Poesia, poética e tradução de textos gregos e latinos

Língua e Literatura Latina

Discurso teórico greco-latino