Ana Rosa Ferreira Dias

anarosadias@uol.com.br

Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora do quadro de carreira, categoria titular, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e professora efetiva, doutora, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo popular, redação de vestibular, discurso da violência, humor e criticidade.

Estratégias linguístico-discursivas do discurso joralístico na imprensa escrita.

A sociedade contemporânea, multimidiática, propicia um fluxo vertiginoso da informação e incentiva a cobertura dos acontecimentos em tempo real. Em termos jornalísticos, redimensiona-se a concepção de atualidade das informações, de modo que o tempo do relato da notícia passa a ser o agora e não mais o hoje e, muito menos, o ontem . Dentro desse contexto, a imprensa escrita, concorrendo com outros veículos na divulgação da informação , busca sua validação e se organiza de modo a captar a atenção do seu público para além da questão do ineditismo/ atualidade da informação, desenvolvendo estratégias linguistico-discursivas específicas para produzir diferentes efeitos de sentido, garantir o envolvimento, mobilizar a afetividade e orientar a formação de opinião. As pesquisas que estão inseridas neste projeto investigam diferentes gêneros jornalísticos sob a perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso e da Pragmática. Balizam as pesquisas questões sobre a identidade do sujeito do discurso(percepção das representações socias), a pluralidade dos sentidos produzidos ,entre outras.

Filologia e Língua Portuguesa

1.Texto e Discurso na Modalidade Oral e Escrita 2.Texto e Discurso nas Modalidades Oral e Escrita