Luise Marion Frenkel

luise.frenkel@usp.br

É Professora Doutora (MS-3) de Língua e Literatura Grega da Universidade de São Paulo. Com doutorado pela Universidade de Cambridge (Inglaterra) e em Matemática Aplicada pelo IME/USP, é bacharel em Letras - Grego pela FFLCH/USP e em Ciências Moleculares pela USP. Realizou estágios de pesquisa pós-doutoral na Escola Britânica de Roma (Itália) com bolsa da Academia Britânica e na USP, com bolsa da FAPESP. É autora de artigos, capítulos de livros e de uma análise da retórica dos discursos de Teódoto de Ancara, no prelo da Editora Peeters (Leuven, Bélgica). Suas pesquisas lidam com textos e manuscritos em Grego, Latim, Siríaco, Ge'ez e Árabe, a iconografia do tardo Império Romano e a paleografia e codicologia grega. Os temas centrais são as polêmicas religiosas e sociais do V século d.C., o desenvolvimento tardo-antigo da paideia e de correntes filosóficas e religiosas no Império Romano, e a poesia hexamétrica grega imperial e bizantina. Tem experiência na área de Línguas e Literaturas Clássicas, com ênfase na Antigüidade Tardia.

Língua e Literatura Grega

Oriente romano no século V a.C., e sobre a transmissão de fontes gregas, siríacas, ge'ez e latinas