Projeto: Rotas de gramaticalização no Português do Brasil: estruturas X-que

Membros:

Prof. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes (responsável)
Jorge Mariano dos Santos
Patricia Elisa Kuniko Kondo Komatsu
Karinna Viana Ciocchi
Rogerio Menale Sampaio
Silvia Leticia de Andrade
Anna Karolina Miranda Oliveira
Priscilla de Almeida Nogueira
Gabriela Braga de Jesus Santos
Elaine Cristina Silva Santos
Renata Barbosa Vicente
Caroline Calderon Rezagli

Financiamento: FAPESP, PIBIC/CNPq

Início: 2006.

Situação: em andamento.

Resumo:

Este projeto tem por objetivo a identificação das rotas de gramaticalização no português do Brasil à luz de uma subjacente categorização cognitiva de estruturas x-que. Alguns exemplos desse fenômeno são as estruturas derivadas de verbos volitivos e estruturas inovadoras de caráter adverbial. Essas estruturas constituem cadeias sintáticas com valores ambíguos e são, algumas vezes, interpretadas como erros por professores. Há, entretanto, uma motivação discursivo-pragmática para a emergência desses usos e a combinação dos princípios propostos por Castilho (2004) associada a um método de controle freqüencial híbrido constitui-se o caminho adequado para a descrição satisfatória dos deslizamentos funcionais, para a identificação dos gatilhos discursivo-pragmáticos e para o delineamento das rotas de gramaticalização de estruturas x-que no português. Em especial, detém-se na identificação de rotas de mudança gramatical, incluindo-se aí o estudo das categorias elididas (os prejuízos categoriais) e os efeitos pragmáticos das estruturas emergentes dessas alterações. É uma pesquisa que, além de recensear a produção intelectual sobre o tema, necessidade primeira para o redirecionamento dos estudos sobre gramaticalização, visa à identificação de usos inovadores. Esta pesquisa vincula-se ao trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa sobre Mudança Gramatical do Português, sediado na Universidade de São Paulo. Em 2006, o projeto recebeu o reforço de uma nova pesquisa. Trata-se do projeto de iniciação científica de Beatriz Del Grossi Ferreira sobre a gramaticalização de advérbios de tempo (sempre e ainda) com vistas ao reconhecimento de estruturas x-que em língua falada culta. A pesquisa foi contemplada inicialmente com financiamento oriundo da Pró-Reitoria de Pesquisa, mas, após três meses de pesquisa intensa, recebeu financiamento da Fapesp. Os resultados parciais foram apresentados no VI Simpósio Internacional do Projeto História do Português de São Paulo – PHPP, em junho/2007, no Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, em julho/2007. Essa aluna concluiu seu relatório de pesquisa no segundo semestre de 2007. Em 2007, mais três graduandos passaram a integrar o projeto sobre estruturas x-que. A primeira (Adriana Santos Batista) tem investigado os deslizamentos do verbo tirar a fim de explicar seu deslizamento funcional que fez emergir a estrutura tirar + que. Essa aluna recebeu bolsa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa, mas desfrutou desse incentivo por apenas três meses, quando foi liberada sua bolsa de iniciação Fapesp. Tem empreendido uma investigação inovadora muito elogiada pela professora Traugott em visita a São Paulo. A segunda aluna (Gabriela Braga de Jesus Santos) iniciou suas pesquisas em julho/2007 sobre a gramaticalização de estruturas verbo+que, especificamente restritas aos deslizamentos funcionais do verbo acabar no português. Essa aluna desenvolve o trabalho com apoio de bolsa de IC da Pró-Reitoria de Pesquisa. A terceira e última selecionada (Priscilla de Almeida Nogueira), com apoio financeiro de bolsa PIBIC-CNPq, tem empreendido os primeiros passos em direção ao reconhecimento da rota de gramaticalização da expressão meio que. Tendo em vista ser aluna em fase inicial de treinamento, tem colhido dados de entrevistas e, simultaneamente, estudado texto básico da teoria sobre gramaticalização. Todos os alunos de iniciação científica com bolsa participam das discussões do Grupo de Pesquisa CNPq “Mudança Gramatical no Português – Gramaticalização” e também assistem às aulas de pós-graduação indicadas para o preparo de todo o grupo desde a iniciação até a pós-graduação de nível mestrado. Em junho/2007, os trabalhos de iniciação foram submetidos às críticas de dois pesquisadores de ponta na área de gramaticalização: Dr. Bernd Heine (Universität zu Köln) e Elizabeth Closs Traugott (University of Stanford). São colaboradoras do projeto, ainda que de forma indireta, as mestrands Lídia Spaziani com a estrutura fora que e Elaine Cristina dos Santos com a estrutura esperar que.