Projeto: Memória toponímica de São Paulo, bairro a bairro

Membros:

Prof. Dra. Patricia de Jesus Carvalhinhos (responsável)
Patricia Andréa Borges
Início: 2008

Situação: em andamento

Resumo:

Por meio das monografias elaboradas por alunos de graduação vinculados à disciplina Toponímia Geral e do Brasil temos observado, ao longo de nossa atividade como docente na USP, a grande quantidade de fatos onomásticos presentes nos relatos orais de moradores mais antigos dos
bairros, pessoas com idade avançada e, no geral, moradores há mais de trinta anos. São fatos que, se analisados conjuntamente aos documentos oficiais, e, tratados pelo método de pesquisa utilizado na área, oferecem preciosas contribuições na reconstituição da toponímia da cidade, sendo verdadeiros tesouros da memória. Ou seja, a memória permite não apenas a reconstituição do espaço, mas também dos nomes e designativos a ele relacionados. O principal objetivo, pois, é resgatar a memória toponímica de São Paulo, bairro a bairro. Serão realizados vários pequenos projetos que, articulados, proporcionarão o mapeamento da memória toponímica da cidade de São Paulo (já temos dois projetos, envolvendo diferentes bairros, em andamento). Esse grande projeto, obviamente, é a resultante final de todos os subprojetos que, articulados e devidamente analisados, comporão um mosaico da cidade, revelando não apenas dados referentes à toponímia, mas também à cultura de cada uma das zonas. Seria inviável a proposição de mapeamento total da cidade em um primeiro momento, por isso as regiões escolhidas serão pequenas e próximas ao centro expandido da cidade.