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Disciplina: 0800004 - Atividades de Estágio em Literatura Brasileira

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH

Disciplina: 0800004 - Atividades de Estágio em Literatura Brasileira

Internship Activities – Brazilian Literature

 
 

Créditos Aula:

2

Créditos Trabalho:

3

Carga Horária Total:

120 h ( Estágio: 100 h )

Tipo:

Semestral

Ativação:

 

 

Ementa

Propiciar a aquisição de habilidades didáticas que permitam desenvolver atividades referentes às relações entre conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras e desafios práticos na sala de aula. Considerando elementos da disciplina Ensino de Literatura Brasileira, realizar atividades de preparação para a prática de ensino. 

 

Programa Resumido

A formação do professor de literatura brasileira e a inserção na vida profissional. Funções do ensino de literatura, exigências escolares e currículos. Métodos e procedimentos de ensino. Correntes críticas, interpretação de textos e ensino. Materiais didáticos e recursos de apoio. 

Programa

1.     O professor de literatura: entre a formação e o exercício profissional.

2.     Currículos escolares e ensino de literatura. Ensino médio e exames vestibulares.

3.     Competências necessárias às atividades docentes.

4.     Estratégias, métodos e procedimentos de ensino.

5.     Planejamento e objetivos. Sistemas de avaliação no ensino de literatura.

6.     Fundamentação do ensino: correntes críticas, historiografia literária e interpretação de textos.

7.     Dilemas éticos da profissão.

8.     Função das bibliotecas. Recursos de apoio dos professores.

9.     Produção de materiais didáticos.  Os manuais de literatura no ensino médio: críticas e perspectivas.

10.  Atividades práticas.

Metodologia

A disciplina é ministrada em aulas expositivas, podendo incluir seminários, apresentações orais de alunos, leituras orientadas e pesquisa bibliográfica. Poderão eventualmente ser realizadas atividades com o emprego de recursos de tecnologias de informação, como por exemplo consultas a bancos de dados de textos, bibliotecas online, filmes articulados com a disciplina e emprego de softwares didáticos

 

Avaliação

 

     

Método

 

Realização de atividades propostas pelo professor, incluindo planejamento de aulas, reflexão sobre fundamentação de aulas e/ou elaboração de material didático, entre outros.

 

Critério

Apresentação de trabalhos elaborados de acordo com o método de avaliação adotado.

Norma de Recuperação

Não há

 

Bibliografia

 

     

 

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Editora 34, 2009.

BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura. A formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. 24 (9): 803-809, set, 72.

CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1985.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2013.

FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Edusp, 1966.

Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2006.

SOUZA, Roberto Acízelo de. O Império da eloquência. Retórica e poética no Brasil oitocentista.  Rio de Janeiro: EDUFF / EDUERJ, 1999.

SOUZA, Roberto Acízelo et alii. História da literatura: práticas analíticas. Rio de Janeiro: Makunaíma, 2012. 2v.

 

Websites:

http://www.dominiopublico.gov.br

http://www.literaturabrasileira.ufsc.br

http://www.gutenberg.org

http://bndigital.bn.br/acervo-digital/

http://machadodeassis.net/index.htm