Atividades de Estágio: Português (Literatura Portuguesa)
Internship Activities: Portuguese Literature
Objetivos: Propiciar aos alunos oportunidades de desenvolver atividades práticas e projetos relativos ao ensino Literatura Portuguesa. Discutir estratégias para a atuação do professor em sala de aula. Revisão crítica dos manuais didáticos que enfocam a Literatura Portuguesa.
Programa Resumido: Elaboração de planos de aulas e sequências didáticas. Realização de atividades voltadas à prática pedagógica no cotidiano escolar.
Programa:
- A formação do professor de Literatura Portuguesa e o exercício profissional.
- O papel da Literatura Portuguesa no ensino médio.
- Reflexão crítica sobre o cânone literário.
- Discussão da periodização e historiografia literária.
- Relações intertextuais na Literatura Portuguesa e/ou e com literaturas de outras nacionalidades.
- Diálogo da literatura e outras artes e a prática em sala de aula.
- Análise crítica dos manuais de Literatura Portuguesa no ensino médio.
- Elaboração de materiais didáticos e sequências didáticas.
Avaliação
Método: Aulas expositivo-dialogadas, com o emprego de diversos recursos tecnológicos educacionais. Atividades dirigidas: análises de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Condução de atividades práticas para a elaboração de sequências didáticas e materiais didáticos. Leituras orientadas e pesquisa bibliográfica.
Critério: Apresentação de projetos, materiais e planos de acordo com o método de avaliação adotado.
Norma de recuperação: não há.
Bibliografia:
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Editora 34, 2009.
BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura. A formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
CAMPOS, M.I. & ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa, literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.1. São Paulo: Scipione, 2007.//ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/HugoMF.pdf
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. 24 (9): 803-809, set, 72.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4ª ed. reorganizada pelo autor. São Paulo / Rio de Janeiro: Duas cidades / Ouro sobre Azul, 2004.
Coelho, Jacinto do Prado. Como ensinar literatura. In: Ao contrário de Penélope. Amadora: Livraria Bertrand, 1976.
DAVID, Sergio Nazar. O ensino da literatura portuguesa no 2º grau. Idioma- 18. http://www.institutodeletras.uerj.br/idioma/numeros/18/idioma18_a11.pdf. Acesso em 15/abr./2014.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1986.
Lei 10.639/2003. Brasília: MEC, 2003.
Lei 11.645/2008. Brasília: MEC, 2008.
Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs). Brasília: MEC, 1996.
Orientações curriculares do ensino médio. Brasília. MEC/Semtc, 2004.
Orientações curriculares para o ensino médio. Vol 1. Linguagem, códigos e suas tecnologias. MEC/Semtc, 2006.
Parâmetros curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
PERISSÉ, Gabriel. Literatura & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.
REIS, Roberto. Cânone. In: Palavras da crítica – tendências e conceitos no estudo da literatura. Org. José Luis Jobim. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
Voz Lusíada. São Paulo. n.18, 2002. (Diversos artigos sobre o ensino da Literatura Portuguesa).
ZILBERMAN, Regina, BORDINI, Maria da Glória e REMÉDIOS, Maria Luíza Ritzel. Crítica do tempo presente – estudo, difusão e ensino das literaturas de língua portuguesa. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 2005.
Websites:
http://www.dominiopublico.gov.br
http://bndigital.bn.br/acervo-digital/
ftp://ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/HugoMF.pdf
http://www.bnportugal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=226&Itemid=174&lang=pt