NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética)

O NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética) é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, com sede na Universidade de São Paulo. Coordenado pela Profa. Dra. Lilian Jacoto, é composto de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Literaturas de Língua Portuguesa, e tem o objetivo de reunir projetos de análise de textos literários da modernidade no horizonte hermenêutico-simbólico da Ética. São de seu interesse questões relacionadas à constituição ética do sujeito, da autoria e da alteridade na expressão literária. Trata-se, portanto, de um grupo de estudos interdisciplinares e transnacionais, uma vez que se abre a uma discussão extensiva a diferentes áreas das Ciências Humanas e acolhe projetos das diversas literaturas da lusofonia.