RESUMOS

Conferência de Abertura:

Zélia de Almeida Cardoso - Heranças da cultura clássica nas letras e artes contemporâneas
Mesa 1: A retórica e a argumentação no âmbito dos estudos discursivos:
Lineide Salvador Mosca – Tendências atuais dos estudos retóricos.
Moisés Olímpio Ferreira - Caminhos racionais e emotivos da argumentação.

Mesa 2. Hibridismo na Literatura

Ivan Marques – Hibridismo literário e caráter nacional em Macunaíma, de Mário de Andrade.
Fernando Paixão (IEB) - Engenho e arte de João Miramar.
Simone Rufinoni – Aspectos do poema em prosa de Cruz e Sousa.
José Alcides Ribeiro – Aspectos de hibridismo de modo e de gênero literários em textos dos meios de comunicação.

Mesa 3: Olhares interdisciplinares sobre o processo de sufixação
Luiz Antonio Lindo – A sufixação proto-românica vista pelo ângulo da gramática lógica de Abelardo.
Mário Eduardo Viaro –  Sufixação e diacronia.
Ieda Maria Alves – Neologia e sufixação
Patricia J. Carvalhinhos – A sufixação na toponímia brasileira e portuguesa.

Mesa 4: Literatura e erotismo.
Eliane Robert Moraes – O gênero degenerado - a escrita erótica de Hilda Hilst.
Oswaldo Ceschin – Erotismo nas cantigas de escárnio.
Elis de Almeida Cardoso – O erotismo na poesia de Carlos Drummond de Andrade.

Mesa 5: Literatura e diversidade sexual.
Emerson da Cruz Inácio
Mario Lugarinho
José Horácio Nascimento Costa

Mesa 6: Perspectivas interdisciplinares na narrativa do Brasil.
Jaime Ginzburg / Ana Lucia Pastore Schritzmeyer (Depto. Antropologia- FFLCH) – Perspectivas interdisciplinares de estudo da narrativa no Brasil.
Ricardo Souza Carvalho – Diário, autobiografia e literatura de viagem: gêneros de muitas fronteiras em Joaquim Nabuco e Oliveira Lima.

Mesa 7: Hibridismo na Antiguidade.
José Marcos Macedo – Grego antigo: gramática e poética comparadas.
Lilian Gulmini – Nos tempos de Alexandre: desvendando a Índia que os gregos encontraram.
Cibele Aldrovandi – A arte de Gandhara: hibridismo e dialogia visual entre a índia e a Grécia antigas.

Mesa 8 : Educação e Licenciatura.
Maria Inês Campos – A licenciatura nos cursos de Letras: da teoria à prática.
José Nicolau Gregorin Filho – Literatura infantil/juvenil e ensino: A formação dos leitores literários.
Maria Zilda da Cunha

Mesa 9: Ensino de língua e literatura para Estrangeiros.
Rosane Sá Amado – A leitura/escrita no ensino pluricultural de português: para falantes de línguas indígenas.
Neide Tomiko Takahashi – A leitura literária no ensino-aprendizagem do português para universitários estrangeiros.
Valéria Sena Camargo – Aquisição dos sons do português por falantes de outras línguas: descrição e análise.

Mesa 10: Abordagens e novas perspectivas nos estudos das relações entre Brasil, Portugal e o Extremo Oriente.
Monica Simas
Antônio Menezes (DLO - Chinês),
Maria Célia Lima-Hernandes

Mesa 11: Abordagens e novas perspectivas nos estudos das relações entre Brasil, Portugal e o Extremo Oriente (2).
Hélder Garmes – Literatura e vida social em Goa nos séculos XIX e XX.
Ho Yeh Chia (DLO - Chinês) – Algumas Questões Metodológicas nas Pesquisas da Área de Literatura Chinesa.
Sérgio Antunes (DLO e Universidade de Macau)