Grupos de Pesquisa

NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética)

O NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética) é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, com sede na Universidade de São Paulo. Coordenado pela Profa. Dra. Lilian Jacoto, é composto de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Literaturas de Língua Portuguesa, e tem o objetivo de reunir projetos de análise de textos literários da modernidade no horizonte hermenêutico-simbólico da Ética. São de seu interesse questões relacionadas à constituição ética do sujeito, da autoria e da alteridade na expressão literária. Trata-se, portanto, de um grupo de estudos interdisciplinares e transnacionais, uma vez que se abre a uma discussão extensiva a diferentes áreas das Ciências Humanas e acolhe projetos das diversas literaturas da lusofonia.

Grupo de Estudos Poéticas da Modernidade

O Grupo de Pesquisa Poéticas da Modernidade integra uma rede internacional de pesquisa dedicada ao estudo de Poesia, sobretudo a da Modernidade, denominada Poéticas da Modernidade. Composta por Grupos de Pesquisa das Instituições: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (liderado pela Profa. Dra. Rosa Maria Martelo e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (liderado pelo Prof. Dr. José Carlos Seabra Pereira), essa rede de pesquisa tem como objetivos: 1) estudar as poéticas da modernidade e fora desta dita modernidade as conjunturas e sensibilidades literárias que permitiram gestar aspectos posteriormente incorporados e/ou reelaboradas por aquelas poéticas; 2) estudar as questões específicas da modernidade, seja quanto a temas, seja quanto às questões estético-formais; 3) estudar as reflexões teóricas (auto)denominadas de “da modernidade” e “da pós-modernidade”; 4) estudar as leituras da modernidade, no contexto ensino-aprendizagem-formação de leitores; 5) valorizar o professor junto à comunidade através da ligação entre a ciência acadêmica e ensino fundamental e médio.

Gambiarra

O Grupo de Estudos Gambiarra faz parte do Projeto Autor por Autor: A Literatura e História portuguesas à luz do teatro. Iniciado em 1997, e subordinado à linha de pesquisa "Texto. Contexto. Intertexto" do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, o Projeto, sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenação da Profa. Dra. Flávia Maria Corradin, objetiva
a) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) a vida e/ou a obra de autores portugueses;
b) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) aspectos, fatos ou personagens da História portuguesa;
c) a utilização de técnicas e recursos teatrais no ensino da Literatura e História portuguesas.
Portanto, o Projeto desenvolve-se em duas vertentes:
a) a releitura da vida e obra de autores da Literatura Portuguesa e/ou episódios e personagens da História feita por outros criadores, especialmente dramaturgos. O intuito é o de rever conceitos críticos vigentes na bibliografia crítica, em torno de autores, obras, temas, além de divulgar a dramaturgia contemporânea portuguesa;
b) contribuir didática e metodologicamente para o ensino da Literatura e História portuguesas, apresentando de forma criativa a vida e obra de autores ou personagens históricos. Para esta vertente, o Projeto criou o Grupo de Estudos Teatrais Gambiarra, sob a direção do Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenação da Profa. Dra. Flavia Maria Corradin.

ESTUDO DA POÉTICA DE ARISTÓTELES E O DESOCULTAMENTO DA MÚSICA NA POESIA