Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudos Poéticas da Modernidade

O Grupo de Pesquisa Poéticas da Modernidade integra uma rede internacional de pesquisa dedicada ao estudo de Poesia, sobretudo a da Modernidade, denominada Poéticas da Modernidade. Composta por Grupos de Pesquisa das Instituições: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (liderado pela Profa. Dra. Rosa Maria Martelo e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (liderado pelo Prof. Dr. José Carlos Seabra Pereira), essa rede de pesquisa tem como objetivos: 1) estudar as poéticas da modernidade e fora desta dita modernidade as conjunturas e sensibilidades literárias que permitiram gestar aspectos posteriormente incorporados e/ou reelaboradas por aquelas poéticas; 2) estudar as questões específicas da modernidade, seja quanto a temas, seja quanto às questões estético-formais; 3) estudar as reflexões teóricas (auto)denominadas de “da modernidade” e “da pós-modernidade”; 4) estudar as leituras da modernidade, no contexto ensino-aprendizagem-formação de leitores; 5) valorizar o professor junto à comunidade através da ligação entre a ciência acadêmica e ensino fundamental e médio.

 

NEHiLP - Núcleo de Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP) visa à divulgação das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre Linguística Histórica, Filologia e Etimologia. Para tal, congrega especialistas de várias áreas que se dedicam diretamente a tais estudos. Muitos pesquisadores desse núcleo interdisciplinar são especialistas em história antiga e moderna, estruturas linguísticas e teorias de reconstrução linguística. O método empregado é o da pesquisa em documentos antigos e atuais, com vistas à organização da informação linguística que permita gerar dados de qualidade para a consulta tanto de especialistas em linguística como de outros setores da sociedade que se interessem por etimologia (sobretudo jornalistas e cientistas das mais variadas áreas). Além do fichamento das primeiras datações de vocábulos e de suas acepções, o NEHiLP disponibiliza informação histórica classificada segundo suas características sociolinguísticas e estilísticas, associadas a informação sobre frequência de uso.

 

NEAC - Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso

O Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso reúne professores/pesquisadores e estudantes de todos os níveis (da Iniciação Científica ao Doutorado) que comungam o interesse pelos estudos do discurso numa perspectiva critica, com o propósito de buscar - em textos escritos/orais representativos de diferentes gêneros discursivos em distintas esferas sociais e produzidos desde o século XIX até o momento atual - identificar a constituição dos gêneros discursivos, a construção de representações sociais e a configuração identitária. Para tanto, busca-se fazer um trabalho de coleta de dados, de reflexão teórica multidisciplinar e  de análise