Laboratórios de pesquisa do DLCV

LEPEM - Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade

Reúne professores e pesquisadores das áreas das Letras e das Artes, em suas diversas modalidades, da História, da Filosofia, da Hermenêutica, da Literatura e disciplinas afins (como "Ensino de Literatura e Formação de Leitores"), que atuam no DLCV, noutros departamentos da FFLCH, bem como noutras universidades brasileiras, onde se desenvolvam pesquisas, projetos e trabalhos de caráter acadêmico nesses campos de investigação.

O Laboratório também conta com os seguintes núcleos de estudo:

NELLPE - Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética

O NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética) é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, com sede na Universidade de São Paulo. Coordenado pela Profa. Dra. Lilian Jacoto, é composto de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Literaturas de Língua Portuguesa, e tem o objetivo de reunir projetos de análise de textos literários da modernidade no horizonte hermenêutico-simbólico da Ética. São de seu interesse questões relacionadas à constituição ética do sujeito, da autoria e da alteridade na expressão literária. Trata-se, portanto, de um grupo de estudos interdisciplinares e transnacionais, uma vez que se abre a uma discussão extensiva a diferentes áreas das Ciências Humanas e acolhe projetos das diversas literaturas da lusofonia.

Grupo de Estudos Poéticas e Escritas da Modernidade

O POEM integra o Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade (LEPEM/USP), junto com o NELLPE/USP e mantém diálogo com rede internacional e nacional de pesquisa dedicada ao estudo de Poesia. Diálogos constantes e atividades conjuntas são realizadas com os pesquisadores: Prof. Dr. Jean-Nicolaz Illouz (Paris VIII); Prof. Dr. José Carlos Seabra Pereira (UCoimbra); Profa. Dra. Maria de Jesus Cabral (FL/ULisboa) Profa. Dra. Paula Morão (FL/ULisboa); Profa. Dra. Rosa Maria Martelo (FL/UPorto/FCT). Dedica-se ao estudo das poéticas da modernidade; das suas especificidades temáticas e estético-formais; das reflexões teóricas (auto)denominadas "da modernidade" e "da pós-modernidade". Reflete, ainda, sobre as leituras da modernidade, no contexto ensino-aprendizagem-formação de leitores. Desde 2009, realiza o Colóquio Internacional de Poesia (na sua 5a edição em 2017).

LIA - Laboratório de Interlocuções com a Ásia

O LIA é uma instância interdepartamental vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e ao Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), que reúne professores e pesquisadores da área de Letras, da Linguística, das Artes em suas diversas modalidades, além de áreas afins, como a História, a Filosofia, a Sociologia e a Antropologia, entre outras, com colaboração de pesquisadores e professores de outras universidades brasileiras e internacionais e, ainda, pessoas de notório saber nos  campos de investigação propostos, em torno de pesquisas que envolvem, principalmente, os contatos entre Brasil, Portugal e Leste da Ásia.