Membros:
Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa (responsável)
Prof. Dra. Norma Seltzer Goldstein
Prof. Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo
Edson Florentino José
Ana Elvira Luciano Gebara
Rute Izabel Simões Conceição
Leandro Anderson Nunes
Carolina Cristóvão de Macedo
Simone Ribeiro de Ávila Veloso
Financiamento: CAPES/COFECUB
Início: 2005
Situação: em andamento
Resumo:
Focalizando o ensino-aprendizagem da escrita no nível universitário, bem como as questões ligadas às práticas de leitura e escrita e à representação social da escrita, o presente projeto propõe uma abordagem sociocultural-cognitiva e discursiva dos dados lingüísticos. A coleta desses dados, de responsabilidade de cada um dos pesquisadores participantes, tem em comum um tratamento transversal, segundo uma abordagem qualitativa ou quantitativo-qualitativa. Tendo como objetivo primeiro o intercâmbio entre estudos de tradições letradas muito diferentes entre si, espera-se, do ponto de vista científico, que essas diferenças contribuam para um enriquecimento mútuo das perspectivas teórico-metodológicas empregadas no campo. Do ponto de vista das contribuições sociais, o projeto visa à formação de recursos humanos especializados e à socialização da produção conjunta de resultados. O subprojeto pessoal desenvolvido no âmbito desse projeto é O EXAME NACIONAL DE CURSOS E AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE FORMANDOS EM LETRAS, projeto individual de pesquisa do responsável desenvolvido junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, área de Filologia e Língua Portuguesa, conforme as exigências da CERT-USP para o RDIDP.