Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

ÁREA DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

1. Descrição

                A área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa concentra o estudo das literaturas nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). À ênfase no estudo da produção literária conjuga-se a introdução dos fundamentos historicos e culturais dessas nações, desde a experiência colonial até a contemporaneidade.

 

2. Docentes

Mário César Lugarinho

Rejane Vecchia da Rocha e Silva

Rita de Cássia Natal Chaves

Simone Caputo Gomes

Tania Celestino de Macedo

 

3. Disciplinas

                São oferecidas seis disciplinas, das quais quatro são optativas eletivas e duas são eletivas livres, a saber:

-        FLC 483 LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA I

A disciplina tem como finalidade apresentar a literatura angolana, focalizando as marcas decisivas em seu processo de formação, tendo em vista a sua constituição como fenômeno estético e como fator cultural. As questões ligadas às relações entre linguagem e identidade nacional, a projeção dos movimentos africanistas, a incorporação e a reformulação dos gêneros literários, com atenção especial para as articulações entre as matrizes das tradições orais e a dicção da modernidade estarão na base das abordagens da ficção e da poesia, dos momentos iniciais até a contemporaneidade.

-        FLC 484 LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA II

A disciplina tem como finalidade apresentar a literatura moçambicana, com foco nas marcas decisivas em seu processo de formação, considerando-as como resposta, no plano da estética, aos problemas colocados pelo contexto histórico que cerca sua produção. A constituição da identidade nacional, os aportes dos movimentos africanistas, a interpretação das propostas da Negritude, a incorporação e a reformulação dos gêneros literários, com atenção especial para as matrizes da oralidade, serão pontos abordados na análise da ficção e da poesia, dos momentos iniciais até a contemporaneidade.

-        FLC 489 LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA III

A disciplina tem como finalidade precípua apresentar ao aluno a literatura cabo-verdiana, acompanhando-a desde o seu processo de formação às manifestações atuais e pontuando seus momentos mais significativos na poesia e na ficção. As relações entre literatura e cultura, literatura e outras artes e, principalmente, entre literatura e identidade serão consideradas como norteadoras dos programas a serem desenvolvidos a partir do sistema literário crioulo, compreendido à luz das linhas de força do macrossistema literário de língua portuguesa.

-        FLC 490 LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA IV

A disciplina pretende enfocar o conto africano em língua portuguesa com base numa seleção das obras de alguns de seus mais expressivos criadores. A importância da narrativa curta e suas especificidades no universo cultural africano estarão no centro das reflexões elaboradas a partir de um repertório variado, composto pela recolha de narrativas tradicionais e por manifestações da produção contemporânea.

-        FLC 543 LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA V

A disciplina tem como foco o romance produzido em língua portuguesa no continente africano e pretende refletir sobre a sua constituição como um gênero literário relevante em diversos contextos sócio-culturais. As relações entre as matrizes da oralidade e a escrita literária, os vínculos entre a literatura e os projetos de identidade e as perspectivas do gênero na atualidade definem-se como questões centrais nos programas a serem desenvolvidos a partir do sistema literário definido.

-        FLC 544 LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA VI

A disciplina pretende enfocar o gênero lírico nos países africanos de língua portuguesa com base numa seleção das obras de alguns de seus mais expressivos criadores. A importância da poesia e suas especificidades no universo cultural africano estarão no centro das reflexões elaboradas a partir de um repertório variado, composto pela recolha de textos paradigmáticos no processo de formação de cada sistema literário e por manifestações da produção contemporânea.

 

4. Projetos

                Os docentes da área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa estão vinculados ao Programa de Pós-graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa no qual orientam pesquisas de mestrado e doutorado. As pesquisas desenvolvidas pelos docentes e seus orientandos focalizam aspectos variados da produção literária e cultural dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, notadamente abordando as relações entre literatura e experiência histórica nos países de língua portuguesa e as relações entre literatura e outras formas do saber.

 

5. Eventos do ano

                A área participa da Jornada de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, além de organizar eventos episódicos nacionais e internacionais de estudos africanos e de divulgação literária e cultural das nações africanas de Língua Portuguesa.

 

6. Outros

                A área atua nas diversas atividades do Centro de Estudos Africanos da FFLCH/USP e seus docentes colaboram em diversas instituições estrangeiras (Alemanha, Angola, Cabo Verde, França, Itália, Moçambique, Portugal, Reino Unido), integrando grupos de investigação, como pesquisadores ativos, e ministrando cursos, como professores convidados. Além disso, os docentes são membros de diversos conselhos editoriais de periódicos científicos nacionais e internacionais. No Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas integram o conselho editorial da Revista Via Atlântica, voltada a pesquisadores e docentes, e da Revista Crioula, onde são divulgadas pesquisas de alunos de pós-graduação e iniciação científica.