Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Área de Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa

Área de Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa

 

1.Descrição

A Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa tem por objetivo desenvolver e divulgar estudos culturais e literários desenvolvidos no âmbito da língua portuguesa, privilegiando a produção artística brasileira, angolana, cabo-verdiana, guineense, portuguesa, moçambicana,  santomense e timorense.

A Área constitui-se como referência nacional e internacional no estudo das literaturas e das culturas em língua portuguesa, apresentando caráter inovador também sob o ponto de vista teórico-metodológico do comparatismo, ao promover pesquisas discentes e docentes entre linguagens artísticas (cinema e artes visuais, por exemplo) e entre diversos campos do saber (história, antropologia, tecnologia e saúde, entre outros). Vem atuando estrategicamente na formação docente, em especial no cumprimento da Lei 11.645/08, que prevê a inclusão, nos currículos nacionais da educação básica e superior, da história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas.

 

2. Docentes

Benjamin Abdala Jr.

Emerson da Cruz Inácio

Fabiana Buitor Carelli

Maurício Salles Vasconcelos

Rosângela Sarteschi

Vima Lia de Rossi Martin

 

3. Disciplinas

A Área de ECLLP oferece 5 disciplinas vinculadas ao Bacharelado e 2 vinculadas à Licenciatura. São elas:

 

Bacharelado:

Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa I

Discute aspectos teóricos e metodológicos dos ECLLP. Tem por objetivo, portanto, propiciar ao aluno reflexão sobre critérios e conceitos para o comparatismo entre as literaturas de língua portuguesa, por meio da aproximação entre suas produções artísticas. Pretende ainda problematizar conceitos tradicionais dos estudos literários e revelar, via comparatismo literário, imbricações entre estética e ideologia.

 

Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa II

Focaliza as relações culturais e literárias entre o Brasil e os países africanos de língua portuguesa. Tem por objetivo propiciar ao aluno a compreensão da circulação de repertórios temáticos e formais entre as literaturas brasileira, portuguesa e africanas de língua portuguesa. Por meio de uma perspectiva comparativa e interdisciplinar, são enfatizadas as marcas da cultura brasileira nas literaturas africanas e as marcas das culturas africanas na literatura brasileira.

 

Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa III

Discute, teoricamente e analiticamente, produções poéticas em língua portuguesa. Tem por objetivo refletir sobre a formulação/reformulação de estruturas literárias culturalmente consolidadas, no âmbito da lírica moderna, a partir da recriação de estruturas poéticas pela incorporação de traços culturais não hegemônicos.

 

Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa IV

Discute, teoricamente e analiticamente, produções narrativas em língua portuguesa. Tem por objetivo refletir sobre a formulação/reformulação de estruturas literárias culturalmente consolidadas, como o conto e o romance modernos, a partir da recriação dessas estruturas narrativas pela incorporação de traços culturais não hegemônicos.

 

Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa V

Trata-se de uma oficina de literatura, dedicada à poesia e ao conto, que desenvolve a prática da escrita tendo como repertório produções artísticas brasileiras, portuguesas e africanas nos séculos XX e XXI.

 

Licenciatura:

Diversidade cultural e educação: as literaturas de língua portuguesa em perspectiva

A disciplina visa a fornecer subsídios teóricos e práticos aos alunos para que, através da abordagem comparativa das literaturas de língua portuguesa, possam refletir sobre o ensino da literatura em geral e, mais especificamente, sobre a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nos currículos do ensino básico.

 

Atividades de estágio em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

A disciplina tem por objetivo propor reflexões sobre a abordagem do texto literário em sala de aula, sugerindo estratégias para o ensino das literaturas africanas e afro-brasileira na educação básica. Visa ainda a formar alunos que possam atuar pedagogicamente no combate à discriminação cultural e étnico-racial.

 

4. Projetos

Os projetos da Área de ECLLP formalizam-se nos projetos de pesquisa de cada docente. Em linhas gerais, abordam as relações entre literatura e experiência histórica nos países de língua portuguesa e as relações entre literatura e outras formas do saber.

 

5. Eventos do ano

Anualmente a Área participa do Encontro de Estudos Comparados de Literaturas  de Língua Portuguesa, no qual os alunos do Programa de Pós-Graduação em ECLLP apresentam suas pesquisas em andamento.

Além desse evento anual, outros eventos - nacionais e internacionais - são sistematicamente promovidos, visando à divulgação de pesquisas e ao intercâmbio de reflexões no âmbito das produções culturais e literárias em língua portuguesa.

 

6. Outros

- A Revista Via Atlântica, dos docentes do Programa de pós-graduação em ECLLP, bem como a Revista Crioula, dos alunos do Programa de pós-graduação em ECLLP, são veículos de divulgação científica que dão visibilidade a estudos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que se voltam para as realidades sociais e culturais dos países de língua oficial portuguesa.

- A Área de ECLLP abriga o Núcleo Portátil - Literatura, Teoria e Vídeo, destinado à produção videográfica em torno das literaturas de língua portuguesa, assim como das questões culturais e teóricas da Área. Vídeos produzidos: Titanic World Forever - Poesia de Marcelo Ariel (2011); Uma árvore no Zaire (2014);  e Livro-Derivação - João Vário (em produção a ser finalizada em 2014).