Graduação

Graduação Anonymous (not verified) Wed, 10/13/2010 - 15:21

​​​​​​​​​​​​​​

O DLCV responsabiliza-se por três habilitaçõesdas que são oferecidas pelo curso de Letras da USP, no matutino e no noturno: bacharelado em Grego, bacharelado em Latim e bacharelado em Língua Portuguesa. Além disso, o Departamento é responsável por diversas disciplinas de Licenciatura em Letras.

O curso de Letras oferece aos matriculados a possibilidade de habilitação dupla, de acordo com as seguintes combinações: Português e Alemão; Português e Árabe; Português e Armênio; Português e Chinês; Português e Coreano; Português e Espanhol; Português e Francês; Português e Grego; Português e Hebraico; Português e Inglês; Português e Italiano; Português e Japonês; Português e Latim; Português e Linguística; Português e Russo.

As áreas de atuação do DLCV são Filologia e Língua Portuguesa; Filologia Românica; Língua e Literatura Grega; Língua e Literatura Latina; Língua e Literatura Sânscrita; Línguas Indígenas; Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa; Literatura Brasileira; Literatura Infantil e Juvenil; Literatura Portuguesa; e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Os docentes dessas áreas trabalham com tradução de textos gregos e latinos; com disciplinas que tratam do letramento acadêmico de alunos de variados cursos da USP; ensino de português e língua estrangeira; de literatura brasileira; literatura portuguesa; literaturas africanas em língua portuguesa; produções estéticas e escrita criativa; estudos filológicos de fontes antigas; edições críticas e comentadas; formação do português do Brasil; práticas de ensino e formação de professores, entre outras.

Os docentes do DLCV vinculam suas atividades de ensino à pesquisa e à extensão, vínculo esse que afasta concepções de ensino baseadas na reprodução mecânica de suas matérias. No ensino de graduação, o compromisso do DLCV, ao longo do tempo, com conteúdos consistentes e atualizados e com reflexões de alto nível, leva seus docentes a atualizarem constantemente as formas de trabalhar em sala de aula, a partir dos resultados de suas pesquisas e de suas atividades de extensão. A dedicação dos professores à orientação de pesquisas de iniciação científica reforça o vínculo entre as atividades de ensino e de pesquisa.

O espaço plural e a abrangência do DLCV estimulam a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, salvaguardado o respeito pela independência intelectual de seus professores e em constante debate acerca de suas ações na graduação.​​​​​

Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira das 08h00 às 20h00.

Telefone: (11) 3091-4294 - Técnicos: Júlio Fuji e Marildes Moreira.

Email: dlcv@usp.br

​​​​​​​sobre faltas​​​​​​​

Graduação/área Coordenadores E-mail

Bacharelado Português, Grego e Latim​​​​​​​

 

Licenciatura

Marcos Martinho dos Santos

 

​​​​​​​Vanessa Martins do Monte

marcos.martinho@usp.br

 

vmmonte@usp.br

Estudos Comparados Vima Lia de Rossi Martin vima@usp.br
Filologia e Língua Portuguesa Comissão de atividades docentes

gradflp@usp.br

Filologia Românica Luiz Antônio Lindo lal@hotmail.com
Grego Christian Werner crwerner@usp.br 
Latim Marcelo Vieira mvfernandes@usp.br
Literatura Brasileira Eliane Robert Moraes elianermoraes@usp.br
Literatura Infantil Maria Zilda da Cunha mariazildacunha@hotmail.com
Literatura Portuguesa Aparecida de Fátima Bueno fabueno@usp.br
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa Mário César Lugarinho mlugarinho@gmail.com
Línguas Indígenas Patrícia de Jesus Carvalhinhos patricia.carv@usp.br
Sânscrito Adriano Aprigliano

aprigliano@usp.br