ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA IV

ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA IV – 2/2014

Profa. Dra. Fabiana Carelli (e-mail: fbcarelli@yahoo.com)

Turmas: Manhã e Noite

EMENTA:

A disciplina focaliza a produção cinematográfica do Brasil e da África de colonização portuguesa na segunda metade do século XX, procurando observar como a filmografia vai construindo imagens dessas nações e culturas, a partir das relações complexas e não esquemáticas entre cinema e realidade. O curso procurará mostrar como algumas das estéticas cinematográficas desenvolvidas no Brasil e, de alguma forma, também na África de colonização portuguesa vinculam-se a uma visão de cinema como representação (por vezes alegórica) e, ao mesmo tempo, como desejo de desmascaramento ideológico do real, enfatizando a relação entre arte e ação político-social. Nesse sentido, relaciona-se ao estudo da narrativa (no caso, da narrativa fílmica, muitas vezes com base literária) no âmbito metodológico e no campo de análise dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

CRONOGRAMA:

Aula 1 – Apresentação do curso.

Aula 2 – Filme: Olhar estrangeiro: um personagem chamado Brasil, de Lúcia Murat.

Aula 3 – Nação e narração.

Textos: Antonio Candido. “Um instrumento de descoberta e interpretação”, in Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Benedict Anderson. “Introdução” e “Raízes culturais”, in Comunidades imaginadas. p. 26-70.

Aula 4 – Ella Shohat & Robert Stam. “Do eurocentrismo ao policentrismo”, in Crítica da imagem eurocêntrica.

Aula 5 – Filme: Vidas secas, Nelson Pereira dos Santos.

Aula 6 – Textos: Glauber Rocha. “Uma estética da fome” (“Eztetika da fome”), in A revolução do cinema novo, p. 63-67 (também encontrado em http://cineclubedecompostela.blogaliza.org/files/2006/11/esteticafome.p…). Randal Johnson & Robert Stam, “The cinema of hunger”, in Brazilian cinema, p. 120-127.

Aula 7 – Filme: Terra em transe, de Glauber Rocha. Entrega de Trabalho Parcial.

Aula 8 – Texto: Ismail Xavier. “Terra em transe: alegoria e agonia”, in Alegorias do subdesenvolvimento.

Aula 9 – Filme: O herói, de Zezé Gamboa.

Aula 10 – Textos: Paulo Emílio Salles Gomes. “A personagem cinematográfica”, in A. Candido et al. A personagem de ficção. p. 103-119. Fabiana Carelli. “Diversidade categorial no cinema africano (de língua portuguesa): identidade e sujeito”.

Aula 11 – Encerramento do curso. Entrega de Trabalhos Finais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos (1750-1880). Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 1976.

CARELLI, Fabiana. “Diversidade categorial no cinema africano (de língua portuguesa): identidade e sujeito”. In ABDALA JUNIOR, Benjamin (org.). Estudos comparados: teoria, crítica e metodologia. São Paulo: Ateliê, 2014 (no prelo).

JOHNSON, Randal & STAM, Robert. Brazilian cinema (expanded edition). New York: Columbia University Press, 1995.

ROCHA, Glauber. A revolução do cinema novo. São Paulo: CosacNaify, 2004.

SHOHAT, Ella & STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: CosacNaify, 2006.

STAM, Robert. Multiculturalismo tropical. São Paulo: EDUSP, 2008.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993.

FILMOGRAFIA:

O herói (Zezé Gamboa, Angola, 2005, Drama, 97 min, Cor).

Olhar estrangeiro: um personagem chamado Brasil (Lúcia Murat, Brasil, 2005, Documentário, 70 min, Cor).

Terra em Transe (Glauber Rocha, Brasil, 1967, Drama, 115 min, p&b).

Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, Brasil, 1963, Drama, 105 min, p&b).

AVALIAÇÃO:

A avaliação constará de dois exercícios: uma avaliação parcial (roteiro, peso 1) a ser entregue na aula , e um trabalho final (curta-metragem, peso 2).

ATENDIMENTO A ALUNOS: Dia e horário a combinar.