Sintaxe do Português II - Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

 

Disciplina: Sintaxe do Português II (Segundo Semestre de 2014)

Docente: Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo

 

Programa

 

1. Introdução à perspectiva cognitivista da linguagem: visão geral

               

         i.            FERRARI, L. (2011). O que é a Linguística Cognitiva? In: FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, pp. 13-30.

        ii.            ABREU, A. S. (2010) Linguística Cognitiva: uma visão geral e aplicada. Cotia: Ateliê Editorial.

      iii.            CUNHA, M. A. F.; BISPO, E. B.; SILVA, J. R. (2013) Linguística funcional centrada no uso: conceitos básicos e categorias analíticas. In: CEZARIO, M. M.; CUNHA, M. A. F. (org.) Linguística Centrada no uso: uma homenagem a Mário Martelotta. Rio de Janeiro: Mauad X/FAPERJ, pp. 13-39.

      iv.            EVANS, V.; BERGEN, B. K.; ZINGEN, J. (2007) The Cognitive Linguistics Enterprise: an overview. In: EVANS, V.; BERGEN, B. K.; ZINGEN, J. (org.) The Cognitive Linguistics Reader. Sheffield: Equinox, pp. 02-36.

 

2. Categorização (protótipos e categorias radiais)

 

         i.            FERRARI, L. (2011). Categorização. In: FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, pp. 31-48.

        ii.            EVANS, Vyvyan & GREEN, Melanie (2006) 8. Categorisation and idealized cognitive models. In: Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press.

 

3.  Frames, modelos cognitivos idealizados, esquemas imagéticos, domínios.

 

         i.            FERRARI, L. (2011). Frames e Modelos Cognitivos Idealizados In: FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, pp. 49-58.

        ii.            CIENKI, Alan. Frames, Idealized Cognitive Models, and Domains. In: GEERAETS, D.; CUYCKENS, H. (org.) The Oxford Handbook of Cognitive Linguistics.  New York: Oxford University Press, 2007, p. 170-187.

 

4. Metáfora e metonímia: Teoria da Metáfora Conceptual, Metáforas Primárias, interação entre metáfora e metonímia.

 

         i.            FERRARI, L. (2011). Metáforas e Metonímias. In: FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, pp. 91-108.

        ii.            VEREZA, Solange C. Metáfora e argumentação: uma abordagem cognitivo-discursiva. Linguagem em (Dis)curso — LemD, v. 7, n. 3, 2007, p. 487-506.

      iii.            VELASCO, Olga Isabel Diéz (2001) Metaphor, metonymy, and image schemas: an analysis of conceptual interaction patterns. Journal of English Studies, v. 3, n. 2, p. 47-63.

      iv.            EVANS, Vyvyan & GREEN, Melanie (2006) 9. Metaphor and metonymy. In: Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press.

 

5. Processamento cognitivo: Teoria dos Espaços Mentais e da Integração Conceptual.

 

         i.            FERRARI, L. (2011). A Teoria dos Espaços Mentais. In: FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, pp. 109-128.

        ii.            MIRANDA, Neusa Salim. (1999) Domínios conceptuais e projeções entre domínios: uma introdução ao Modelo dos Espaços Mentais. Veredas: revista de estudos linguísticos. Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 81-95.

      iii.            EVANS, Vyvyan & GREEN, Melanie (2006) 11. Meaning construction and mental spaces. 12. Conceptual Blending. In: Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press.

 

 

6. A Gramática Cognitiva de Langacker: classes de palavras, distribuição de atenção (trajetor, marco, perfil, complemento, modificador), ancoragem nominal e oracional.

 

         i.            FERRARI, L. (2011). Gramática Cognitiva. In: FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, pp. 59-90.

        ii.            LANGACKER, R. (2008) Grounding. In: LANGACKER, R. Cognitive Grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, pp. 259-296.

      iii.            LANGACKER, R. (2008) Nominal Structure. In: LANGACKER, R. Cognitive Grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, pp. 310-353.

      iv.            LANGACKER, R. (2008) Clause Structure. In: LANGACKER, R. Cognitive Grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, pp. 354-405.

       v.            EVANS, Vyvyan & GREEN, Melanie (2006) 16. Cognitive Grammar: word classes. In: Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press.

 

7. A Semântica Cognitiva de Talmy: Dinâmica de Forças

 

         i.            GONÇALVES SEGUNDO, Paulo Roberto (2014-5) A permeabilidade da Dinâmica de Forças: da gramática ao discurso. (no prelo)

        ii.            TALMY, L. (2000) Force Dynamics in Language and Cognition. Towards a Cognitive Semantics: concept structuring systems. V. 1. Cambridge, MA: MIT Press, pp. 409-470.

 

8. Gramática de Construções: abordagem introdutória.

 

         i.            FERRARI, L. (2011). Gramática de Construções. In: FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, pp. 129-146.

        ii.            SALOMÃO, M. M. M. (2002) Gramática das construções: a questão da integração entre sintaxe e léxico. Veredas: revista de estudos linguísticos, v. 6, n. 1, p. 63-74.

      iii.            EVANS, Vyvyan & GREEN, Melanie (2006) 20. The architecture of construction grammars. In: Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press.

 

9. Introdução à gramaticalização e à problemática da categorização gramatical: conceituação de gramaticalização, hipótese unidirecional, classe de palavras (substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, preposição, conjunção, marcador discursivo).

 

         i.            GONÇALVES, S. C. L.; LIMA-HERNANDES, M. C.; CASSEB-GALVÃO, V. C. (org.) (2007) Introdução à gramaticalização: princípios teóricos e aplicação. São Paulo: Parábola Editorial, pp. 15-90.

        ii.            EVANS, Vyvyan & GREEN, Melanie (2006) 21. Grammaticalisation. In: Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press.

 

10. Relações intersentenciais: coordenação, subordinação, correlação e encaixamento.

 

         i.            CARVALHO, C. S. (2004) Processos sintáticos de articulação de orações: algumas abordagens funcionalistas. Veredas – Rev. Est. Ling., Juiz de Fora, v. 8, n.1 e n.2, p. 09-27, jan/dez 2004.

        ii.            ROSÁRIO, I. C. (s/d) Construções aditivas – uma análise funcional. Disponível em: http://files.professorivo.webnode.pt/2000000065965b5b2a6/Constru%C3%A7%C3%B5es%20aditivas%20-%20uma%20an%C3%A1lise%20funcional.pdf

      iii.            MOURA NEVES, M. H. (2007). Conectar significados. Ou: A formação de enunciados complexos. In: MOURA NEVES, M. H. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, pp.223-269.

      vi.            LANGACKER, R. (2008) Complex Sentences. In: LANGACKER, R. Cognitive Grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, pp. 406-453.

 

 

Data

Tópico

Data

Tópico

10.10

 

05.12

 

17.10

 

12.12

 

24.10

 

19.12

 

31.10

 

09.01

 

07.11

 

16.01

 

14.11

 

23.01

 

21.11

 

30.01

Recuperação

28.11