EDITAL PROCAD/ CAPES- USP N. 071/2013

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

EDITAL PROCAD/ CAPES- USP N. 071/2013

DISPÕE SOBRE A SELEÇÃO DE CANDIDATOS À 3 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando à seleção de três (3) candidatos às bolsas para Iniciação Científica do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) da Universidade de São Paulo, durante a vigência 2014/2015. Esse programa desenvolve o projeto Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/ discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita, integrado à rede de professores pesquisadores da Universidade de São Paulo/SP, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS.

1. Finalidade

O objetivo principal é fomentar projetos de ensino e de pesquisa com o propósito de valorizar a Língua Portuguesa na educação básica e superior.

2. Bolsa

A bolsa será concedida por um período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações por mais um ano;

§1 Entende-se por renovação as solicitações subsequentes de bolsa para o mesmo orientador e bolsista, mesmo que haja substituição do projeto de pesquisa.

3. Bolsista

3.1 Requisitos

I. Estar regularmente matriculado em curso de graduação em Letras;

II. Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;

III. Ser selecionado e indicado pelo orientador;

IV. Apresentar Currículo atualizado, enviado e publicado na plataforma Lattes CNPq;

V. Apresentar bom desempenho acadêmico.

3.2 Compromissos

I. Não estar recebendo bolsa de outros programas do CNPq, da USP ou de outras agências de fomento no momento da atribuição da bolsa de Iniciação Científica;

II. Apresentar sua produção científica, sob a forma de pôster ou apresentação oral, no SIICUSP;

III. Fazer referência à condição de bolsista da Capes, nas publicações e trabalhos apresentados;

IV. Apresentar relatório de atividades, parcial (após 6 meses de bolsa) e final (após 12 meses de Bolsa).

4. Inscrição

4.1 O período de inscrição será de 29/09/2014 a 03/10/2014.

4.2 As inscrições serão realizadas no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e deverão conter:

I. Histórico Escolar completo e atualizado do aluno incluindo as reprovações, se houver;

II. Currículo Lattes do aluno;

III. Pré-Projeto Resumido de Pesquisa (máximo de 3 páginas, excluindo-se a capa, e contendo: Introdução, Objetivo, Metodologia e Referências).

IV. Formulário preenchido com todos os dados pessoais dos alunos.

5. Seleção

5.1 O processo de seleção será realizado em duas fases:

I. Sob responsabilidade da Comissão, se a documentação for aprovada passará por uma entrevista.

6. Disposições Finais

I. O pagamento da bolsa de Iniciação Científica será efetuado diretamente ao bolsista, mediante depósito mensal em conta bancária (conta corrente individual) do bolsista;

II. É vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais alunos;

III. A mensalidade da Bolsa será efetuada conforme a tabela abaixo:

Procad/Capes R$400,00

7. Cronograma