Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Literatura Infantil /Juvenil: Linguagens do Imaginário IV - Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho

UNIVERSIDADE DE S. PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

LITERATURA INFANTIL/JUVENIL: LINGUAGENS DO IMAGINÁRIO IV

Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho

 

PROGRAMA: “A LITERATURA INFANTIL/JUVENIL CONTEMPORÂNEA”

 

I - OBJETIVOS: Reflexões sobre a produção literária contemporânea para crianças e jovens; a hibridação da arte; o diálogo verbal e não verbal; novas possibilidades de suporte para a arte e novos olhares sobre o leitor, o texto e a leitura.

 

II – CONTEÚDO:

1 Conceitos básicos: literatura, leitura e leitor

2. Leitura da imagem; diálogos intersemióticos e as novas possibilidades de suporte para a arte.

4. O realismo mágico: linha parodística e da carnavalização.

5. A literatura testemunho: o cotidiano e os problemas sociais.

6. A redescoberta do passado (valorização do folclore em busca das origens).

7. Os vetores estilísticos da literatura infantil-juvenil contemporânea.

8. Principais autores e obras da contemporaneidade.

 

III – AVALIAÇÃO:

Participação nos debates/seminários, monografia e/ou prova escrita.

 

IV - ATIVIDADES.

4.1. Aulas teóricas/debates

 

4.2. SEMINÁRIOS/DEBATES

1) “A narrativa questionadora”: Retratos de Carolina, Sapato de Salto (Lygia Bojunga),

2) “Realismo crítico: Meninos do Mangue (Roger Mello), De carta em carta (Ana Maria Machado); Cacoete (Eva Furnari).

3) “A nova consciência da linguagem e da criação literária”: O caneco de Prata (João Carlos Marinho), A maior flor do mundo (José Saramago); O Gato no escuro. (Mia Couto)

4) “Novas roupagens de textos consagrados”: Que história é essa? (Flávio de Souza), Chapeuzinho adormecida no país das maravilhas (Flávio de Souza).

5) “As características de Clarice Lispector na produção para adultos e para a juventude: estudo comparativo”

6). “Literatura e educação: a proposta do RPG”

7): “Diálogos intersemióticos e as novas possibilidades de suporte para a arte”: fotografia, cinema e hipermídia”.

8) “Diálogos Brasil – África na literatura infantil-juvenil de língua portuguesa”: Mia Couto, Agualusa, Dário de Mello e outros.

 

V – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

OUTUBRO: 02, 09, 16, 23, 30

NOVEMBRO: 6, 13, 27

DEZEMBRO: 04, 11, 18

JANEIRO: 08, 15

 

OBS: Os debates contarão como atividades de pesquisa, ou seja, horas/aula de pesquisa (total 03 aulas)

AnexoTamanho
Literatura Infantil Juvenil_Linguagens do Imaginário IV - Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho.pdf57.76 KB