Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

DISCIPLINA: Atividades de Estágio em Língua Portuguesa (Licenciatura em Letras) Professor Responsável: Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

 

DISCIPLINA: Atividades de Estágio em Língua Portuguesa (Licenciatura em Letras)

Professor Responsável: Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos

 




Créditos: 60h

Semestre ideal: 7

Nº máximo de alunos por turma: 30

 


  1. OBJETIVOS

a) Incentivar os estudantes de graduação a atuar na educação básica, especialmente, no ensino fundamental II e médio, desenvolvendo uma articulação entre o conhecimento acadêmico e a sala de aula;

b) Integrar o aprendizado de língua portuguesa nos cursos de graduação de Letras, tanto nos conteúdos referentes às línguas falada e escrita, quanto ao uso da linguagem como constitutiva das interações socioculturais;

c) Compreender que o processo ensino/aprendizagem envolve, por parte do professor, o domínio dos objetivos da disciplina e o conhecimento de várias concepções de linguagem e de gramática e que o domínio desse conhecimento está associado à reflexão que se pretende propor no planejamento de aulas de Português para o Ensino Médio e para seu exercício;

d) analisar criticamente os diferentes materiais didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Nacional do Livro Didático para Ensino Médio (PNLEM) e elaborar propostas de transposição didática de tópicos específicos do conteúdo de língua portuguesa para os ensinos fundamental e médio.

 


  1. PROGRAMA RESUMIDO

Propostas de atividades de transposição didáticas sequenciadas sobre aspectos fundamentais da língua portuguesa (discurso, texto e gramática) e sua relação com o ensino.

 


  1. PROGRAMA

 

1. O que dizem os documentos oficiais sobre o ensino de língua portuguesa: Diretrizes curriculares nacionais da educação básica / Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental

2. O conceito de gêneros do discurso nos materiais didáticos de língua portuguesa

3. Critérios de avaliação e parâmetros para elaboração de materiais didáticos

4. Materiais didáticos presentes no ensino de língua portuguesa (livro didático, apostilados, cadernos etc.)

5. Ensino de gramática numa abordagem linguístico-enunciativa

6. Leitura e produção de textos escritos variados em propostas didáticas

7. Práticas de produção oral em atividades didáticas

 


  1. MÉTODOS UTILIZADOS

  1. Exposição teórico-expositivas;

  2. Seminários

  3. Atividades dirigidas: análises de coleções de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio

 

 

 

 


  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  1. Produção de duas (2) resenhas;

  2. Seminário oral;

  3. Produção de uma unidade didática para uma série do ensino médio (prática oral OU estudo gramatical OU produção escrita). A definição linguística a ser adotada será a critério do aluno.

Entrega em duas etapas preliminares:

1ª) Definição da série, da unidade; do objeto a ser desenvolvido(27/10)

2ª) Roteiro da unidade com a definição dos textos já selecionados para o desenvolvimento das propostas a serem elaboradas. Usarem recursos interativos.

 


  1. NORMAS DE RECUPERAÇÃO
    CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E ÉPOCAS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS OU TRABALHOS)

A recuperação deverá ser realizada no período indicado no calendário da Faculdade. Trabalhos serão indicados pelo professor.

 


  1. BIBLIOGRAFIA

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV) (1929) Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. 7 ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BASTOS, N.B. (org.) Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: IP-PUC-SP/EDUC, 2002.

BENTES. Anna C. Linguística Textual. In. Mussalin F. e Bentes, A. C. (orgs.) Introdução à Linguística. S. Paulo: Cortez, 2001, v. 1.

BRAIT, B. PCNs, gêneros e ensino de língua: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, R. (org) A prática de linguagem em sala de aula – praticando os PCNs. São Paulo: EDUC, Campinas: Mercado de Letras, 2000.p.15-26.

BRAIT, B. (org.) Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009.

_______. Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Contexto, 2009.

BRANDÃO, H.(org) Introdução. In: Gêneros do discurso na escola. São Paulo: Cortez, 2000, vol. 5.

BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

CAMPOS, Maria Inês B. A questão da arquitetônica em Bakhtin: um olhar para materiais didáticos de língua portuguesa. Rev. Filologia e Linguística Portuguesa. 14, 2, 2012, p. 245-261.

_______. Ensinar o prazer de ler. São Paulo: Olho d’Água, 2003.

CAMPOS, M.I. & ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa, literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.1. São Paulo: Scipione, 2007.

______. Tantas linguagens: língua portuguesa, literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.2. São Paulo: Scipione, 2007.

______. Tantas linguagens: língua portuguesa, literatura, produção de textos e gramática em uso no ensino médio. Vol.3. São Paulo: Scipione, 2007.

CASTILHO, A .T. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 1998.

CEREJA, W. R. Gramática: interação, texto e reflexão - uma proposta de ensino e aprendizagem de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio. In: BASTOS, N.B. (org.) Língua Portuguesa – uma visão em mosaico. São Paulo: IP-PUC-SP/EDUC, 2002.p. 247-254.

_______. Ensino de língua portuguesa: entre a tradição e a enunciação. In. HENRIQUES, C.C.; PEREIRA, M.T.G. (orgs.) Língua e transdisciplinaridade: rumos, conexões, sentidos. São Paulo: Contexto, 2002, p. 153-165.

CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2ª ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.

DIONISIO, A. P. e BEZERRA, M. A. O livro didático de português. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

FARACO, C.A. & CASTRO, G. Por uma teoria linguística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como apenas um pouquinho de gramática nem sempre é bom). Educar em revista. UFPR, vol. 15, 1999, acesso online.

FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 5ª. ed., São Paulo: Cortez, 2005.

Guia de livros didáticos PNLD 2013 (ensino fundamental), Língua Portuguesa. MEC: Brasília.

Guia de livros didáticos PNLD 2015 (ensino médio), Língua Portuguesa. MEC: Brasília.

ILARI, R. Lingüística e ensino do Português. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Org.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2014.

NEVES, M. H. de M. Que gramática ensinar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003.

PARÂMETROS Curriculares Nacionais. Brasília: Mec/Sef, 1998.

PRETI, D. Oralidade e gíria: como tratá-las no ensino. In: BASTOS, N.B. (org.) Língua Portuguesa – uma visão em mosaico. São Paulo: IP-PUC-SP/EDUC, 2002, p.193-200.

________ Estudos de língua oral e escrita. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

_______ Interação na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2003.

_______ Léxico na língua oral e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2003.

_______ Diálogos na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2005.

ROJO, R. (org) A prática de linguagem em sala de aula – praticando os PCNs. São Paulo: EDUC, Campinas: Mercado de Letras, 2000.

SCHNEUWLY, B. & Dolz, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, L.C. Para que ensinar teoria gramatical. In: Revista de estudos da linguagem. Fac.Letras UFMG. Vol. 10, n.2. Jul/dez. 2002, p. 135-231.

TRAVAGLIA, L.C. Gramática – Ensino Plural. São Paulo: Cortez, 2003.

VAL, M.G.C. A gramática do texto, no texto. In. In: Revista de estudos da linguagem. Fac.Letras UFMG. Vol. 10, n.2. Jul/dez. 2002, p. 107-133.

VILELA, M. e KOCH, V. I. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.

 

 


  1. ATIVIDADES PROGRAMADAS

 



DATA

LEITURAS /ATIVIDADES PROGRAMADAS

1

29/09

Apresentação do programa, dos objetivos da disciplina e proposta de avaliação continuada.

Resgate da história de práticas de leitura e de escrita dos futuros professores de português.

 

2

06/10

 

TEXTO 1: GERALDI, JOÃO WANDERLEY. A presença do texto na sala de aula. In: LARA, GLAUCIA MUNIZ PROENÇA. Língua (gem), texto, discurso entre a reflexão e a prática. Rio de Janeiro: Lucerna; Belo Horizonte: FALE; UFMG, 2006, p. 13-39.

Pesquisa de campo: seleção de uma coleção de livro didático de língua portuguesa do Ensino Fundamental II aprovado no PNLD/2011.

3

13/10

 

 

 

  1. Análise da lei “Diretrizes curriculares nacionais da educação básica” (MEC/SEB/DICEI, 2013), disponível em

portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task (acesso 21/09/2014)

  1. Análise: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

 

4

20/10

 

TEXTO 2: RODRIGUES, ROSÂNGELA HAMMES. Os gêneros do discurso nas aulas de língua portuguesa: (re) discutindo o tema. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes; ROJO, Roxane. Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2014, p. 35-54.

5

27/10

 

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: língua portuguesa, ensino fundamental, anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013.

Critérios de avaliação do Livro Didático de Português do Ensino Fundamental, séries finais.

Obs.: Este documento material não está disponível no site devido ao período eleitoral.

 

6

3/11

TEXTO 3: LEAL, AUDRIA. Os exercícios de vocabulários nos livros didáticos. In: DIONÍSIO, A.P.; BESERRA, N.S. Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 215-240.

Análise de sequência didática de atividade gramatical.

7

10/11

Seminário I: análise de gramatical em livro didático para ensino fundamental II

 

8

17/11

 

Seminário II: análise de atividade escrita/ oral em livro didático para ensino fundamental II

09

24/11

Seminário III: análise de atividade gramatical em livro didático ensino médio

 

10

08/12

 

Seminário IV: análise de atividade escrita /oral em livro didático do ensino médio

 

11

15/12

Entrega de uma atividade didática para o ensino médio

12

22/12

Encerramento do semestre letivo: entrega das notas

 

 


PREPARAÇÃO PARA O SEMINÁRIO

 

Selecionar uma coleção aprovada no Programa Nacional do Livro Didático 2014 (ensino fundamental II) 2015 (ensino médio):

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: língua portuguesa, ensino fundamental, anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: língua portuguesa, ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

 

Etapa 1: pesquisa

  • Escolher uma sala de aula de língua portuguesa (Ensino Fundamental- 6º ao 9º ano) em escola da rede pública (estadual)/rede particular.

  • Identificar o material didático (livro, apostila etc.) usado pelo professor. (entrevista com o professor)

  • Descrever o material utilizado e seu uso em sala de aula.

 

Etapa 2: Apresentação oral – TEMPO MÁXIMO: 15 minutos

Descrição da unidade do LDP presente em sala de aula

Análise topicalizada da seção

 

Modo de apresentação: uso de Power Point

No dia da apresentação:

Entrega IMPRESSA do resumo do trabalho com referências bibliográficas e os dados completos do grupo.

 

 


ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO

ENTREGA: 15/12/2014

 

Sugestões para a pesquisa e organização do roteiro

MÓDULO: LÍNGUA

 






Unidade didática

Tema transversal

Gênero do discurso prioritário

Aspectos linguísticos

1

A definir

 

A definir

Sintaxe

A definir

 

Léxico

 

Propostas de atividades dirigindo-se aos alunos

AnexoTamanho
Programa de Atividades de Estágio em Língua Portuguesa - Licenciatura em Letras.pdf118.62 KB