Reposição Épica Grega (2a avaliação e recuperação) 2ª Avaliação de Épica Grega, Profa. Adriane Duarte

Reposição Épica Grega (2a avaliação e recuperação)

2ª Avaliação de Épica Grega, Profa. Adriane Duarte

Atenção: Essa avaliação é optativa ou para quem não fez a primeira prova. Os alunos que não a fizerem, ficarão com a nota da primeira avaliação (23/04). As perguntas devem ser respondidas e enviadas para o email asduarte@usp.br até 01/10 impreterivelmente. Não serão consideradas mensagens com data posterior a 01/10. Pede-se que se observe o limite de 30 linhas para cada questão.

1. O proêmio da Odisseia recebeu por vezes críticas em vista de registrar apenas o retorno do herói, dando grande destaque a um episódio secundário na trama (a morte dos companheiros, v. 6-9), e omitindo qualquer referência aos acontecimentos em Ítaca (XIII-XXIV) ou aos que constituem a Telemaquia (cantos I a IV). Discorra sobre a função do proêmio, sobre o lugar do mencionado episódio (v. 6-9) na trama e sobre as ausências de Telêmaco e Penélope nos versos iniciais do poema.
  2. Analise o papel de Atena na Odisseia considerando, a) sua atuação nas assembleias dos deuses (cantos I e V); b) sua presença junto aos mortais; c) sua função para a organização da trama.

Recuperação de Épica Grega, Profa Adriane Duarte

Atenção: As notas do 1º semestre estarão no Júpiter até 04/10. Os alunos que ficarem de recuperação, deverão responder as questões abaixo (observe-se o limite de 30 linhas por questão) e enviá-las para o email asduarte@usp.br até 08/10 impreterivelmente. Não serão consideradas mensagens com data posterior a 08/10, pois avaliação deve ser concluída em 10/10.

1. Defina o conceito de “bela morte” vernatiano e a partir dele analise o episódio da morte de Heitor (Ilíada XXII), procurando responder a seguinte questão: existe bela morte na Ilíada?
AnexoTamanho
Reposição Épica Grega (2a avaliação e recuperação).pdf76.53 KB