I Congresso Internacional de Estudos do Discurso (I CIED)

O I Congresso Internacional de Estudos do Discurso (I CIED) destina-se à discussão de resultados de pesquisas voltadas aos estudos do discurso, com abrangência das diversas linhas teóricas, observando-se a possibilidade de uma abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, as interfaces com a Filosofia, Psicologia, Comunicação, Direito, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Ciências Cognitivas, Ciências da Religião e Educação serão bem-vindas.

O evento ocorrerá de 6 a 8 de agosto de 2014 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - campus capital.

Estão confirmadas as presenças de Patrick Charaudeau (Université Paris 13), Maria Alexandra Guedes Pinto (Universidade do Porto), Maria Aldina Marques (Universidade do Minho), Ana Zandwais (UFRGS), Ida Lúcia Machado (UFMG) e Beth Brait (USP/PUC-SP).

Trata-se de um evento promovido pelo Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo (GEDUSP), que reúne pesquisadores de várias universidades brasileiras.

Ressalta-se que o evento será itinerante e, nesse sentido, anunciamos que o II CIED ocorrerá na Universidade do Porto (Portugal).

Serão aceitos trabalhos que se inscrevam nas seguintes linhas teóricas:

- Pragmática;

- Linguística de Texto;

- Análise da Conversação;

- Análise do Discurso;

- Análise Crítica do Discurso;

- Retórica/Argumentação;

- Linguística Cognitiva;

- Linguística Funcional;

- Teoria Bakhtiniana;