Semana do “Projeto Libolo” CEA/USP

Semana do “Projeto Libolo”

CEA/USP

De 21 a 26 de abril, realiza-se no Centro de Estudos Africanos da USP o I Encontro dos Pesquisadores do Projeto interdisciplinar “Aspectos linguístico-educacionais, histórico-culturais, antropológicos e sócio-identitários do Município do Libolo - Kwanza Sul / Angola”, também referenciado como “Projeto Libolo”. O projeto visa estudar o português e o quimbundo do Libolo, Município do Kwanza-Sul, Angola, línguas faladas nesta região, buscando as possíveis intersecções entre essas duas línguas e, por extensão, com outras variedades de português faladas em África e no Brasil. Durante os encontros, serão apresentados e discutidos os resultados iniciais da pesquisa de campo no Libolo (julho de 2013) em que foram coletados dados sobre a língua, a história e aspectos da cultura do município, por meio de entrevistas e recolhas espontâneas gravadas em áudio e vídeo/imagem, com falantes de português e de quimbundo.

Contaremos com a presença do coordenador geral do Projeto, Prof. Dr. Carlos Figueiredo, da Universidade de Macau, do colaborador angolano natural do Libolo, José Albino José, e dos integrantes da equipe composta por professores e pesquisadores de diversas Universidades brasileiras. Na semana do “Projeto Libolo”, receberemos ainda pesquisadores-convidados: linguistas, historiadores e pesquisadores envolvidos com as Humanidades Digitais.

Realização: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO e CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS

Programação das atividades

Somente para os pesquisadores do Projeto:

Dias 21, 22, 23, 24 e 25/04 - das 8h às 12h

Reuniões de trabalho

Aberto ao Público:

Dia 23/04

14h - Abertura do Encontro

Profa. Margarida Petter – Diretora Centro de Estudos Africanos (FFLCH-USP/DL) e

Profa. Márcia Oliveira, vice-coordenadora do Projeto Libolo (FFLCH-USP/DLCV)

14h20 – 15h30:

Conferência: “Aspectos Histórico-Linguísticos do Libolo: aproximações com o Brasil”

Prof. Carlos Filipe Guimarães Figueiredo, coordenador do Projeto Libolo

Universidade de Macau (UMAC)

15h30 - Pausa para café

16h – 18h:

Mesa-redonda: “As pesquisas no Libolo”

Com os participantes do Projeto: Professores doutores: Carlos Figueiredo (UMAC), Márcia Santos Duarte de Oliveira (FFLCH-USP/DLCV), Margarida M. T. Petter (FFLCH-USP/DL), Lourdes Jorge (UnB), Josenildo Pereira (UFMA), Ana Paula Quadros Gomes (UFRJ), Flaviane Svartman (FFLCH-USP/DLCV), Gabriel Antunes (FFLCH-USP/DLCV), Ana Stela Cunha (UFMA) e Paulo Jeferson Pilar Araújo (FFLCH-USP/DLCV–pós-doc); os pesquisadores: Eduardo Ferreira dos Santos (FFLCH-USP/DLCV); Raquel Azevedo da Silva (FFLCH-USP/DLCV) e o colaborador angolano José Albino José.

24/04 - 14h – 15h00:

Conferência: “Humanidades Digitais e o Editor de Textos E-Dictor”

Profa. Maria Clara Paixão (FFLCH-USP/DLCV)

15h - Pausa para café

15h30 – 16h30:

Conferência: “Anotações sintáticas/grandes corpora - Humanidades Digitais”

Profa. Charlotte Galves (Unicamp)

25/04: - 14h – 16h00:
Mesa-redonda: “O Projeto Libolo recebe convidadas linguistas e historiadoras”

Profas. Doutoras: Esmeralda Vailati Negrão (FFLCH-USP/DL); Evani Viotti (FFLCH-USP/DL); Leila Hernandez (FFLCH-USP/DH); Maria Cristina Wissenbach (FFLCH-USP/DH); Marina de Mello e Souza (FFLCH-USP/DH)

Somente para os pesquisadores do Projeto:

Dia 26/04 - das 8h às 12h

Reuniões de trabalho para balanço geral das atividades desenvolvidas e planificação de atividades futuras no âmbito do “Projeto Libolo”.

Local do evento:

Sala 08 – Prédio de Filosofia e Ciências Sociais – Cidade Universitária, São Paulo, SP

AnexoTamanho
Programa da Semana do Libolo docx.pdf491.57 KB