Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

ziaquino@usp.br

Professora Doutora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da FFLCH/USP. Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo e Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordena, no Grupo de Estudos do Discurso da USP(GEDUSP), o subgrupo Teorias da Argumentação. Editora responsável pela Revista Linha D'Água. Integrou os seguintes Projetos - Projeto da Norma Urbana Culta - Núcleo São Paulo (NURC/SP), Progeto da Gramática do Português Falado (PGPF), Projeto da História do Português Paulista - Projeto Caipira (PHPP), Subgrupo Tradições Discursivas, vinculado ao Projeto para a História do Português do Brasil (PHPB). Pesquisa sobre os temas: argumentação, língua falada e escrita nas perspectivas sincrônica e diacrônica e no ensino, discurso político, discurso da mídia.

Argumentação e Relações de Poder no Discurso da Mídia (vinculado ao GEDUSP - Subgrupo: Teorias da Argumentação)

A pesquisa direciona-se às questões de Argumentação no discurso veiculado pela mídia, falada ou escrita, visando à compreensão do modo como se organiza o discurso e as relações de poder que se instauram entre os participantes em determinados domínios discursivos que se entrecruzam, tais como o discurso jornalístico e o discurso político. Trata-se de uma pesquisa descritiva que busca proceder à análise linguístico-discursiva, para refletir sobre o funcionamento real do discurso, tendo em vista as estratégias argumentativas utilizadas as quais evidenciam, ao mesmo tempo que constituem, as relações pessoais, a interação e o contexto dos quais participam os interlocutores em suas práticas discursivas. Metodologicamente, serão, ainda, priorizados procedimentos que levem em conta análises qualitativas. As quantificações poderão ter lugar, se forem significativas para a análise dos resultados. Este Projeto vincula-se ao Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP) - Subgrupo Teorias da Argumentação - de que sou Coordenadora.

Análise de textos e discursos. Gêneros, interação, sociocognição e ensino de língua portuguesa PROCAD -

Projeto Interinstitucional do qual participam: UFRN, USP e PUC-SP.

Filologia e Língua Portuguesa

1. Diacronia do texto e do discurso 2. Estudos do discurso em língua portuguesa 3. Teorias da argumentação