Sheila Vieira de Camargo Grillo

sheilagrillo@uol.com.br

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2001). Fez pós-doutorado na Universidade de Nanterre-ParisX (2005-2006) e atuou como professora visitante no Instituto das Literaturas do Mundo IMLI em Moscou (2011). Atualmente é professor doutor ms3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Círculo de Bakhtin, campos, gêneros do discurso, divulgação científica, livro didático/língua portuguesa/ensino fundamental, discurso, texto, autor, escola, gêneros do discurso/imprensa/títulos e gêneros do discurso, divulgação científica.

Divulgação científica: linguagem, esferas e gêneros

Especificar a divulgação científica como uma modalidade de relação dialógica na qual os enunciados dialogam, por um lado, com o discurso científico, e, por outro, com outras esferas ideológicas. A externalização dos conhecimentos científicos será observada nos gêneros reportagem e artigo de capa de três revistas: Pesquisa Fapesp, Scientific American Brasil e Ciência Hoje. Os textos do corpus serão analisados à luz de noções operatórias advindas da obra do Círculo de Bakhtin, tomando a noção de gênero discursivo como eixo-articulador das diversos aspectos relativamente estáveis do enunciado.

Análise de textos e discursos. Gêneros, interação, sociocognição e ensino de língua portuguesa

Este projeto faz parte do PROCAD/NF 294/2010, estabelecido entre o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFRN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e a Universidade de São Paulo (USP). O objetivo de tal projeto é fortalecer e desenvolver o PPGEL/UFRN, com o apoio e a parceria de Programas de Pós-Graduação já experimentados, como é o caso da PUC/SP e da USP. Para tanto, haverá um diálogo entre diversos eixos teóricos e a cooperação entre pesquisadores de linhas teóricas diferentes, mas com um denominador comum: projetos que têm por base a Linguística Textual, a Teoria dos Gêneros, a Análise do Discurso, a Sociolinguística Interacional e a Linguística Aplicada.Além do diálogo entre programas de pós-graduação de universidades diferentes e experimentadas, existe a meta de consolidar uma nova linha de pesquisa no PPGEL/UFRN: Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa.

Filologia e Língua Portuguesa

1. Análise do Discurso em Língua Portuguesa 2. Lingüística de gêneros