Sidney Calheiros de Lima

sidneycalheiros@gmail.com

Possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, Área de Letras Clássicas (2004) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, Área de Letras Clássicas (2009), com período de Estágio de Doutorando na Universidade Paris IV, Sorbonne (2007-2008). Atualmente é Professor Doutor na Área de Língua e Literatura Latina da Universidade de São Paulo e colaborador em projeto de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, onde faz parte do projeto "Odorico Mendes". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Clássica, Literatura Latina, Filosofia Helenística, Filosofia Romana, Retórica Antiga, obras de Cícero.

Invectiva em filosofia e invectiva na oratória pública. Cícero fiósofo e orador.

O projeto busca estudar as invectivas de Cícero contra os filósofos de que trata em suas obras filosóficas e compará-los, à luz da teoria retórica de Cícero, com as invectivas que encontramos nos discursos públicos contra seguidores de determinadas escolas de filosofia.

Língua e Literatura Latina

1. Estudo das línguas e dos textos clássicos 2. Relações entre retórica e filosofia no mundo romano