SILVIO TOLEDO

tolnets@gmail.com

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2004). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e professor colaborador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filologia Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Crítica Textual, Paleografia, Codicologia e História da Língua Portuguesa.

Projeto de História do Português Paulista (PHPP - Projeto Caipira)

Tem por objetivo investigar emparelhadamente a formação da sociedade paulista e de suas variedades linguísticas, tais como testemunhadas no Estado de São Paulo e em sua capital. O termo "caipira" de seu subtítulo toma por antonomásia a sociedade paulista em seu todo.

Fontes para a História da Língua Portuguesa: edição de manuscritos dos períodos médio e clássico

Os objetivos deste projeto são a edição e o estudo de textos manuscritos em português, durante os períodos médio (sécs. XV e XVI) e clássico (sécs. XVI a XVIII) da História da Língua Portuguesa. Com base em edição conservadora, procede-se ao levantamento e classificação de textos, conforme suas características diplomáticas, descrição dos aspectos codicológicos e paleográficos, e exame de traços que caracterizam o estado de língua da época.

Filologia e Língua Portuguesa

1. Filologia Portuguesa