RICARDO SOUZA DE CARVALHO

risocarvalho@hotmail.com

Professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Bacharel em Letras, Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo.Credenciado para orientação de mestrado nos Programas de Literatura Brasileira da FFLCH-USP e de Estudos Culturais da EACH-USP. Autor do livro A Espanha de João Cabral e Murilo Mendes (Editora 34, 2011). Atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira na passagem dos séculos XIX-XX; poesia brasileira; relações literárias Brasil/países ibero-americanos; arquivo e biblioteca de escritores.

Literatura, História e Nação na passagem dos séculos XIX-XX: Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha e Oliveira Lima

O projeto visa ao estudo dos impasses da constituição de um campo literário no Rio de Janeiro do início da República, a partir de autores fundamentais das letras e do pensamento desse período e de seus escritos, especialmente três obras: Um Estadista do Império (1898-99), de Joaquim Nabuco, Os sertões (1902), de Euclides da Cunha, e D. João VI no Brasil (1908), de Oliveira Lima. Tais livros, em um momento de propostas de modernização político-social, investem no discurso historiográfico e ensaístico de pretensões literárias para representar a Nação.

Literatura Brasileira

1. Poesia brasileira do século XX 2. Literatura Brasileira na passagem dos séculos XIX-XX 3. Literatura e Historiografia