MANOEL MOURIVALDO SANTIAGO ALMEIDA

horas@terra.com.br

Fez graduação em Letras (1989) e especialização em Linguística (1993) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (2000) e livre-docência sobre as vogais do falar ribeirinho cuiabano (2009) pela Universidade de São Paulo. Tem formação complementar em Dialetologia Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1998). É professor associado e pesquisador da Universidade de São Paulo, e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Atua nos seguintes temas: crítica textual/filologia portuguesa, fonética, fonologia, dialetologia e história da língua portuguesa.

História e variedade do português paulista às margens do Anhembi

ste projeto (antes chamado: "Formação e expansão do português paulista ao longo do rio Tietê até Mato Grosso a partir do séc. XVI", com início em 2006, que compõe o Projeto de História do Português Paulista - PHPP/Projeto Caipira: Projeto Temático de Equipe/FAPESP/Processo 06/55944-0.) tem o objetivo de coletar e analisar aspectos linguísticos no nível do léxico e da fonética , históricos e sócio-culturais que serviram de base na formação e expansão da variedade linguística nascida em núcleos familiares paulistas ainda nos séculos XVI e XVII. Dessa variedade surgiu o chamado dialeto caipira que, a partir do século XVIII, se expandiu para o centro-oeste do Brasil em particular para a chamada Baixada Cuiabana-MT, foco dos estudos que resultaram em duas teses (uma de doutorado, em 2000, e outra de livre-docente, em 2009) , tendo como um dos caminhos as águas do rio Tietê, antigo Anhembi, dentre outras vias fluviais e terrestres. Para tanto, serão examinados materiais escritos e orais, a princípio, em oito municípios paulistas que têm sua origem datada no período histórico eleito.

Edição de textos literários e não literários em língua portuguesa

Este projeto (antes denominado "Edição e estudo de textos modernos portugueses", iniciado em 2005) tem o objetivo de realizar a fixação de texto e/ou edição crítica de material literário e não literário (documentos públicos, particulares) escrito em língua portuguesa e datado em diferentes épocas históricas da língua.

Filologia e Língua Portuguesa

1. História e descrição do português em Mato Grosso 2. Filologia portuguesa 3. Estudos diacrônicos e sincrônicos do português