Filologia e Língua Portuguesa

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo foi criado em 1971 e, desde então, oferece cursos de pós-graduação acadêmica stricto sensu nos níveis de Mestrado e de Doutorado.

Seu objetivo principal é orientar, preparar e formar, em especialidades ligadas à Filologia e aos estudos de Língua Portuguesa em geral, tanto pesquisadores que procuram aprimoramento científico, quanto professores que desejam atuar nos institutos ou centros de nível superior e universidades.

O Programa de Filologia e Língua Portuguesa, desde sua instituição, mantém-se comprometido com a formação de recursos humanos destinados a universidades do Brasil e do exterior. Historicamente, tem sido responsável pela qualificação de docentes que atuam em importantes programas de pós-graduação em Letras e Linguística em todo o país.

O Programa tem desenhado um perfil que corresponde mais precisamente à vocação de seus docentes e à demanda de seus discentes. Essa formulação atinge as atividades formais no que se refere ao tempo de curso e ao arranjo das linhas de pesquisa.

Contando, atualmente, com trinta e seis docentes (30 permanentes e 6 colaboradores, além dos professores visitantes estrangeiros) – não só vinculados à Área de Filologia e Língua Portuguesa, como também a outras áreas, departamentos e unidades –, o programa de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa tem cadastradas quarenta e três disciplinas. A cada semestre uma média de oito disciplinas é oferecida aos alunos regularmente matriculados e aos alunos especiais.

Cinco linhas de pesquisas agrupam todos os pesquisadores da Área e, em cada uma delas, os professores desenvolvem, com seus orientandos e com outros colegas, vários projetos de pesquisa.

NORMAS DO PROGRAMA

Resultado da Seleção do 2º semestre de 2010 (início das aulas fevereiro de 2011)
Publicações do Programa: números online!
Revista Filologia e Linguística Portuguesa número 12 (2010)
Revista Linha d'água número 23 (2010) e Número Especial 30 anos.
Revista PAPIA número 21 (2011)

III Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP - EPED 2011

Programa GLOBO UNIVERSIDADE, com a participação de vários docentes e discentes da FLP.

Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, DLCV-FFLCH-USP
Av. Professor Luciano Gualberto, 403, Prédio de Letras, 2º andar, sala 4, fone: (11) 3091-4828
Cidade Universitária, São Paulo, SP, CEP: 05508-900, Brasil
Email: flp@usp.br