Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Maria Célia Pereira Lima Hernandes

email: 
mceliah@usp.br
Foto: 
Resumo: 

Pesquisadora da Área de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Investiga objetos da Sintaxe Histórica, especialmente no que se refere à mudança gramatical do português. Orienta trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado fundamentados na teoria sobre gramaticalização em interface com a sociolingüística. Graduada em Letras (FEC-ABC), Especialista em Gramática (USJT), Mestre em Língua Portuguesa (USP), doutora em Lingüística (IEL-UNICAMP), pós-doutoranda na Universidade de Macau (China), Livre-docente em Gramática Histórica, pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do grupo de pesquisa "Mudança Gramatical do Português - Gramaticalização" e do grupo "Mudança sociolingüística do português", pesquisadora dos grupos de pesquisa "Projeto História do Português Paulistano" e "Polaridade e gramaticalização". Atualmente, tem estudado as estruturas X-que. Integrante do Grupo de Pesquisa "LP no Mundo", desde 2008.

Projeto: 

Língua e Cultura de Macau

Falar em cultura macaense pode se levar a pensar em cultura chinesa e também em cultura portuguesa. Seria realmente a cultura macaense fruto da junção de duas culturas, apostas lado a lado no cotidiano de Macau? A cultura envolve situações rotinizadas e amplamente adotadas pela comunidade macaense, portanto os rituais, os costumes, os hábitos, crenças e língua são aspectos que devem ser explanados neste projeto. O que é ser macaense? teria o rótulo um amparo semântico vinculado à geografia do Estado, tal como ocorre no Brasil? Seriam os hábitos derivados de uma colonização acentuada e cuidada pelos colonizadores ou seriam efeitos de ações e atitudes cotidianas de uma comunidade linguística? Se o espaço pode ser um fato relevante, teria ele se desenhado de forma ajustada à geografia política? que efeitos trouxeram isso para a comunidade de Macau? Teria a língua uma dinamicidade sintonizada com a língua de Portugal ou da China? Esses são temas explanados neste projeto. Estudar língua e cultura como formas de cristalização de hábitos cotidianos e hábitos comunicativos.. 

Gramaticalização de advérbios em conjunções: variedades do português.

 Descrição e estudo do processo de gramaticalização percorrido pelos advérbios que se tornaram conjunções nas variedades do português

Áreas: 
Filologia e Língua Portuguesa
Linha de Pesquisa: 

1. Estudos diacrônicos e sincrônicos do Português