MARIA LÚCIA DA CUNHA VICTORIO DE OLIVEIRA ANDRADE

maluvictorio@uol.com.br

possui graduação em Português - Espanhol (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1995). Fez estágio pós-doutoral, com bolsa FAPESP, na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona- Espanha) em Análise Crítica do Discurso, sob a supervisão do professor Dr. Teun A. Van Dijk (2010-2011). Atualmente é professora assitente doutora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de Filologia e Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Lingüística de Texto, Análise da Conversação, Análise Crítica do Discurso; Gêneros Textuais da Mídia. Desde 2006 é coordenadora do Projeto Temático de Equipe - "Projeto Caipira" - aprovado na FAPESP, no subgrupo "Tradições discursivas: constituição e mudança dos gêneros discursivos numa perspectiva diacrônica"

Tradições Discursivas: constituição e mudança dos gêneros discursivos numa perspectiva diacrônica

Esta pesquisa integra o Projeto História do Português Paulista (Projeto Caipira), coordenado pelo prof. Dr. Ataliba T. de Castilho, com financiamento da FAPESP, processo n. O objetivo maior deste projeto temático é historiar o Português de São Paulo em seus aspectos sociais e gramaticais..

Oralidade e escrita: Características e usos dos gêneros midiáticos

Filologia e Língua Portuguesa

1. Estudos do Discurso em Língua Portuguesa