Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Lineide do Lago Salvador Mosca

email: 
lineide@usp.br
Foto: 
Resumo: 

possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1963) , especialização em Linguistique Générale Et Linguistique Appliquée pela Université de Besançon Faculté de Lettres (1966) , especialização em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (1965) , especialização em Diplôme Supérieure D'etudes Françaises pela Universite de Nancy I (1963) , mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1981) , doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1991) , pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1995) e pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle Paris III (1995) . Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo e Membro de corpo editorial da Caligrama (UFMG). Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Atuando principalmente nos seguintes temas: axiologização, subjetividade, opinião, controvérsia, público e afetividade. 

Projeto: 

Semântica Histórica do Português: procedimentos retóricos e argumentativos em textos medievais

O projeto propõe-se a examinar a semântica da língua portuguesa do ponto de vista diacrônico, em diferentes níveis de análise. Será dada ênfase à semântica histórica do texto, num quadro que considere as questões do referente e da referência, bem como as imposições macroestruturais de gênero e de tipologia. O projeto visa trazer à luz os novos enfoques que o fenômeno da figura confere à evolução histórica da língua. A expressividade e os efeitos de sentido são basilares nesses enfoques, em que a figura retórica tem uma função incontestável em razão de sua eficiência. As manifestações medievais da língua portuguesa serão examinadas sob esse prisma, com suas ressonãncias atuais. Para tanto, tem-se realizado contatos com medievalistas, especialmente junto à ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais), da qual a coordenadora do presente projeto é sócia efetiva. Parte-se das antigas teorias do discurso persuasivo para a renovação desses estudos, empreendidos pelas Novas Retóricas e Teorias da Argumentação, em sua amplitude.

Áreas: 
Filologia e Língua Portuguesa
Linha de Pesquisa: 

1. História Gramatical e Social do Português Brasileiro 2. Pragmática (Análise do Discurso) 3. Teoria e Descrição Lingüística 4. Lingüística Histórica/Filologia