José Nicolau Gregorin Filho

jngf@usp.br

Possui graduação em Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1987), Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LITERATURA INFANTIL. Atua nas áreas de literatura infantil, estudos comparados de literatura, leitura, cultura e sociedade.

Fatores sócio-histórico-culturais preponderantes na gênese e nas transformações dos livros para crianças e jovens no Brasil

Verificar-se-ão os aspectos sócio-político-ideológicos e seu reflexo na gênese e transformações dos livros de literatura infantil-juvenil no Brasil; ou seja, fatores que tiveram influência nas temáticas escolhidas, nos projetos gráficos, na linguagem utilizada, nas representações de instituições sociais, nas imagens do povo brasileiro e nas relações sociais e valores neles presentes, bem como as imagens que diferentes culturas de língua portuguesa fazem umas das outras, como elas dialogam com suas identidades e suas diferenças.

Literatura infantil/juvenil e sociedade

Este Grupo de Pesquisa pretende, por meio de divulgação de suas pesquisas: - contribuir para o Ensino Fundamental no que se refere a projetos que visem à capacitação de professores para o trabalho com Literatura Infantil e Juvenil; - fomentar o diálogo dos estudos literários com outras áreas de estudo, tais como a psicanálise, a antropologia e a sociologia, entre outras.

Literatura Infantil e Juvenil

1. Literatura Infantil/Juvenil em língua portuguesa 2. Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa 3. Literatura infantil/juvenil e sociedade