Elis de Almeida Cardoso Caretta

elisdacar@yahoo.com

é graduada e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (1987). Fez mestrado (1994) e doutorado (2001) em Letras na Área de Filologia e Língua Portuguesa (FFLCH-USP). Atualmente exerce o cargo de professor doutor, MS3, RDIDP, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa (Morfologia, Lexicologia e Estilística).

Criação lexical estilística ou literária

O projeto visa a realizar um estudo das criações lexicais estilísticas (também chamadas de criações literárias com objetivo estilístico. Propõe-se uma análise dos processos envolvidos nos vários momentos de criação e, sobretudo, do efeito estilístico obtido com a criação. A preocupação central é estabelecer um eixo entre a Morfologia, a Lexicologia e a Estilística, verificando de que maneira um autor aproveita as virtualidades do sistema para manifestar toda a sua criatividade lexical. O projeto se justifica na medida em que apresenta a possibilidade de estudo dos neologismos que surgem como resultado de uma necessidade de expressão pessoal.

Filologia e Língua Portuguesa

1. Lexicologia e terminologia do português