BRENO B.SEBASTIANI

sebastiani@usp.br

Bacharel e Licenciado em História (1999), Mestre (2002) e Doutor (2006) em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor Doutor da área de Língua e Literatura Grega do DLCV-FFLCH-USP, pesquisador e tradutor das Histórias de Políbio.

A História Pragmática de Políbio - Fase 2

Estudo crítico das Histórias de Políbio de Megalópolis (200? - 118? a.C.) e de sua recepção por historiadores posteriores, e tradução integral e anotada do texto supérstite. Estágio de pesquisa bibliográfica realizado com Auxílio Financeiro do CNPq nas Universidades de Atenas e de Creta em novembro de 2008.

PROAERA - Programa de Altos Estudos em Representações da Antiguidade

O PROAERA - Programa de Altos Estudos em Representações da Antiguidade da UFRJ é um núcleo que congrega Projetos de Pesquisa que contribuam para uma compreensão aprofundada do lugar da Antiguidade Clássica no imaginário ocidental. São também acolhidos pelo PROAERA os Projetos que abordem as releituras dos textos e imagens da Antiguidade a partir do aparato teórico contemporâneo. As atividades do PROAERA - Programa de Altos Estudos em Representações da Antiguidade da UFRJ consistem principalmente: nas reuniões periódicas para discussões sobre os Projetos de Pesquisa que o integram; no seu encontro aberto anual, quando são apresentados publicamente os resultados finais ou parciais de seus projetos; no debate cotidiano, em sua sede, sobre os Projetos a ele vinculados; no acompanhamento de pesquisas de Mestrado e Doutorado; na discussão de Projetos de Pesquisas Pós-Doutorais; na publicação dos resultados parciais ou finais de seus Projetos, e nas parcerias, em eventos e publicações, com outros núcleos de pesquisa.

Língua e Literatura Grega

1.Narrativa greco-latina 2.A história pragmática de Políbio