POEM.

Grupo de Estudos de Poéticas e Escritas da Modernidade

O Grupo de Pesquisa Poéticas e Escritas da Modernidade integra uma rede internacional de pesquisa dedicada ao estudo de Poesia, sobretudo a da Modernidade. Composta por Grupos de Pesquisa das Instituições: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (liderado pela Profa. Dra. Rosa Maria Martelo e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (liderado pelo Prof. Dr. José Carlos Seabra Pereira), essa rede de pesquisa tem como objetivos: 1) estudar as poéticas da modernidade e as conjunturas e sensibilidades literárias com as quais aquelas poéticas dialogam; 2) estudar as questões específicas da modernidade, seja quanto a temas, seja quanto às questões estético-formais; 3) estudar as reflexões teóricas (auto)denominadas de “da modernidade” e “da pós-modernidade”; 4) estudar as leituras da modernidade, no contexto ensino-aprendizagem-formação de leitores; 5) valorizar o professor junto à comunidade através da ligação entre a ciência acadêmica e ensino fundamental e médio.