"Fenômenos centrais, fenômenos marginais, e a linguística de corpus", mesa redonda com os Profs. Drs. Johannes Kabatek & Albert Wall (Universidade de Zurique).

Nas últimas décadas, o surgimento dos grandes corpora revolucionou a maneira de estudar fenômenos linguísticos em várias direções. Uma das questões metodológicas mais discutidas foi a preocupação pela representatividade do corpus quanto à língua "total" como sistema complexo. Do ponto de vista gramatical stricto sensu, essa questão parece menos relevante no caso de fenômenos frequentes porque estes, de qualquer forma, já são reconhecidos como elementos centrais do sistema linguístico. Outro caso é o dos fenômenos marginais (ou até ausentes), cujo status gramatical pode ser considerado mais precário ou pelo menos questionável. Isso indica que para certos fenômenos o corpus representativo é a ferramenta de estudo adequada e para outros não necessariamente.

Na nossa contribuição, essa questão da centralidade e marginalidade será discutida por um lado com respeito a um corpus especializado que ainda se encontra em construção - o corpus do projeto Projeto de História do Português Paulista II (Projeto Caipira II, disponibilizado em www.phpp.fflch.usp.br/corpus), e por outro lado, as implicações da questão serão exemplificadas a partir de certos fenômenos do Português Brasileiro. Nos concentraremos em estudos de caso de variações inerentes que incluem diferentes usos marignais, os quais muitas vezes não chegam à visibilidade na literatura. Queremos assinalar as possibilidades e as limitações do corpus e ao mesmo tempo a necessidade da ampliação metodológica em vários casos em que fenômenos de occorrência marginal de fato são fenômenos centrais para a compreensão da gramática do Português Brasileiro como sistema dinâmico complexo.

Evento gratuito; não precisa fazer inscrição; serão distribuídos certificados

Data: 11 de agosto de 2015, terça-feira

Horário: das 10h às 13h

Local: Prédio de Letras – sala 107. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cid. Universitária, SP.

Organizadores: Profs. Drs. Verena Kewitz (DLCV), José da Silva Simões (DLM) e Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (DLCV, coordenador do PHPP II), pesquisadores do Projeto Temático de Equipe História do Português Paulista (FAPESP Proc. N.º 11/51787-5).

Público-Alvo: professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da área de Humanas em geral e público interessado em geral.