Vanguardas Artísticas e Nacionalismo Cosmopolita

Departamento de Teoria literária e Literatura comparada

promovem

VANGUARDAS ARTÍSTICAS E NACIONALISMO COSMOPOLITA

Prof. Fernando Cabral Martins (Universidade Nova de Lisboa)

1.

A definição de Vanguarda versus Modernismo: uma arte de montagem e mistura versus uma arte de pureza e autonomia. A performatividade da Vanguarda  versus formalismo modernista.

Continuidade e inter-relação entre Vanguarda e Modernismo: a montagem como criação de mundos necessita da consciência material das formas.

Definições fundadoras e argumentações teóricas de referência.

Os casos de Orpheu e de Klaxon.

2.

A importância da experiência parisiense de Mário de Sá-Carneiro. As aventuras europeias de Almada Negreiros (Paris e Madrid). A experiência brasileira em António Ferro e o Modernismo como diluição popular da Vanguarda.

O Modernismo brasileiro e a sua componente nacionalista: Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

O nacionalismo cosmopolita como síntese poético-crítica em Fernando Pessoa.

Fernando Cabral Martins é professor de Literatura Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa. Autor de inúmeros artigos e livros sobre a literatura e a arte portuguesas: Cesário Verde ou a Transformação do Mundo (1988), O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro (1994), O Trabalho das Imagens (2000), Julio. O Realismo Mágico (2005). Desde 1996, organizou pela editora Assirio e Alvim várias edições de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e outros. Coordenou o Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português (2008) e também publicou livros de ficção.

Mais informações: http://www.ieb.usp.br/evento/curso-vanguardas-artisticas-e-nacionalismo-cosmopolita

Inscrições: http://www.ieb.usp.br/inscricao