Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

MARCIA MARIA DE ARRUDA FRANCO

email: 
mmaf@usp.br
Foto: 
Resumo: 

Possui graduação em Português-Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Letras Vernáculas/ Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2001-2003). Desde agosto de 2003 é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Sá de Miranda, releitura, intertextualidade, Camões, Garcia de Orta, renascimento e modernidade.

Projeto: 

Literatura Portuguesa e Filologia

Por meio de uma discussão filológica e histórico cultural a respeito do modo de se editar e de se reler os autores portugueses, pretende-se produzir uma bibliografia de revisão crítica da história da literatura portuguesa.

Camões e Garcia d'Orta em Goa e em Portugal

Trata-se do projeto de pesquisa, desenvolvido como parte da dedicação exclusiva, que contou com uma orientanda com Bolsa PIBIC CNPq/USP.O Objetivo é estabelecer as relações discursivas, simbólicas e imaginárias entre Camões e Garcia d` Orta, quer do ponto de vista do século XVI, quer do do século XIX,a partir da recepção do conde de Ficalho.Ao se determinar a visão oitocentista que Ficalho cunhou dos dois quinhentistas, passa a ser relevante examinar-se como outros membros da Geraçào de 70 receberam Camões, como Oliveira Martins, o que está sendo estudado pela orientanda de Pibic, que concluiu trabalho com uma análise regular dos textos indicados e sem muito acrescentar às pesquisas anteriores.

Áreas: 
Literatura Portuguesa
Linha de Pesquisa: 

1. Pesquisa sobre a poesia de Sá de Miranda, séculos XVI e XX 2. A criação poética de expressão portuguesa